Aliados dizem a Bolsonaro que suas loucuras já afetam a economia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

Em um momento em que o presidente da República Jair Bolsonaro eleva o tom do conflito com o Judiciário, aliados de Bolsonaro avaliam que ele pode acabar sendo o principal responsável por uma eventual derrota na eleição presidencial do ano que vem. Segundo eles, se o presidente não mudar, a crise política vai contaminar de vez a economia e piorar os indicadores para 2022.

Para interlocutores de Bolsonaro, o presidente perde muito tempo com polêmicas desnecessárias, só para manter seu eleitorado mobilizado, e acaba contribuindo para gerar tensão da economia. O resultado já é visto nos últimos, com o dólar subindo, a Bolsa caindo e os juros futuros já acima de 10%. Atualmente, está em 5,25%.

As previsões para o crescimento da economia seguem na casa de 5%, mas para o ano da eleição elas estão recuando, alguns economistas já falando em um número abaixo de 2%.

Inflação alta e desemprego elevado, aliados ao desgaste presidencial pela crise sanitária, vão tirar, segundo aliados de Bolsonaro, a competitividade eleitoral do presidente.

Os interlocutores mais pessimistas de Bolsonaro chegam a prever que ele pode ficar fora de um eventual segundo turno da eleição presidencial se o cenário econômico não melhorar. Eles dizem que, atualmente, Bolsonaro joga contra o seu próprio time, ao não focar no que realmente interessa, como a aprovação de temas no Congresso que levem a uma recuperação sustentável da economia.

Por isso, chegam a defender uma mudança na área econômica, até com a possibilidade de saída do ministro da Economia, Paulo Guedes, para fazer uma correção de rumos. Para eles, uma saída de Paulo Guedes neste momento não criaria mais tensão no mercado como antes e, a depender do substituto, pode até significar uma retomada da credibilidade do governo junto ao empresariado.

Essa defesa já chegou aos ouvidos do presidente da República, que mantém o apoio a seu ministro da Economia. Bolsonaro tem em Paulo Guedes um aliado fiel e não pretende trocá-lo.

G1 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf