Autora do golpe contra Evo Morales tenta suicídio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gaston Brito/Getty Images

A ex-presidente da Bolívia Jeanine Anez, de 54 anos, tem estado de saúde estável após tentar suicídio no último sábado (21).

Anez está presa sob acusação de genocídio pela repressão a manifestantes em 2019. “Podemos dizer, sem dúvida, que sua saúde está estável”, afirmou Juan Carlos Limpias, diretor da penitenciária em que a líder política está detida.

“No momento, Anez está com a família na penitenciária. A família será um fator importante para ajudar a melhorar seu estado de espírito ”, acrescentou.

Filha Anez, Carolina Ribera afirmou à imprensa que sua mãe tentou tirar a vida devido a uma “forte depressão”. O estado de saúde, afirma Ribera, foi desencadeado pela prisão prolongada.

Já a advogada da ex-presidente, Norma Cueller, disse que a tentativa de suicídio foi um “grito de socorro” e que “ela se sente muito assediada”.

Anez foi detida no início do ano sob acusação de ter participado de um golpe de estado em 2019 com o objetivo de destituir o ex-presidente Evo Morales. Ela nega as acusações e afirma ser vítima de perseguição política.

Na última sexta-feira (20), o procurador-geral da Bolívia, Juan Lanchipa, anunciou acusações de “genocídio” contra Anez. Ela teria ordenado violenta repressão a manifestantes em dois incidentes ocorridos em 2019, quando 22 pessoas morreram.

Lanchipa apresentou documentos em que classifica a ação das forças de segurança como “genocídio, lesões graves e leves e lesões seguidas de morte”.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf