Barroso desmente Bolsonaro sobre indulto a Dirceu

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso respondeu, nesta quinta-feira, a acusação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que teria atuado em benefício do PT ao conceder o perdão da pena ao ex-ministro petista José Dirceu. O magistrado usou as redes para explicar que quem dá o indulto é o presidente da República e o Judiciário apenas aplica o decreto.

“Um esclarecimento: quem concede indulto é o presidente da República. O Judiciário apenas aplica o decreto presidencial. Nas execuções penais do mensalão, deferi o benefício a todos que se adequaram aos requisitos”, escreveu Barroso no Twitter.

 

Mais cedo, Bolsonaro havia compartilhado pela rede uma foto da notícia em que Barroso concede o indulto ao ex-ministro da Casa Civil no governo de Lula. Na legenda, o presidente fez referência ao versículo bíblico que costuma usar bastante: “conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

 

Dirceu havia sido condenado a 7 anos e 11 meses de prisão no caso do Mensalão. Ele passou a cumprir pena em novembro de 2013, após se esgotarem todos os recursos. No entanto, em outubro de 2016, Barroso concedeu o indulto ao ex-ministro, acatando um pedido da defesa e seguindo um parecer favorável da Procuradoria-Geral da República pela extinção da pena. Na época, o ministro era o relator dos processos do Mensalão no STF.

Apesar de não ter sido mencionado por Bolsonaro na postagem, antes de aceitar o indulto de Dirceu, em março de 2016, Barroso concedeu o perdão da pena ao ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), condenado no processo do mensalão do PT e hoje aliado de primeira linha do palácio do Planalto.

Já em maio do mesmo ano, outro aliado de Bolsonaro condenado no mensalão, o presidente do PL Valdemar Costa Neto, também teve o indulto concedido por Barroso. O político havia sido condenado a sete anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Costa Neto foi um dos presentes na cerimônia de posse de Ciro Nogueira na Casa Civil nesta quarta-feira.

Em todos os casos, o ministro do STF entendeu que os condenados atendiam aos requisitos previstos no decreto do indulto editado em dezembro de 2015 pela então presidente Dilma Rousseff.

Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entrou na rota direta dos ataques de Bolsonaro nesta semana, após o presidente se tornar alvo de duas ações da corte por seus constantes ataques às urnas eletrônicas. Bolsonaro afirmou, na quarta-feira, que não aceitará “intimidações” e que sua “briga” é com o presidente do tribunal eleitoral. Já na noite de ontem, o mandatário elevou o tom e ameaçou atuar fora ‘das 4 linhas da Constituição’.

Com os ataques de Bolsonaro às urnas e os questionamentos da lisura do sistema eleitoral, Barroso tem soltado algumas indiretas no Twitter. O ministro tem feito publicações com “dicas da semana” e já indicou frases como “jamais diga uma mentira que não possa provar”, de Millôr Fernandes, e a música “Cálice”, de Chico Buarque.

 

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf