Bibelô dos mercados chama Bolsonaro de “ameaça à democracia”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló/ Estadão

A retórica adotada pelo presidente Jair Bolsonaro contra instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e contra o sistema eleitoral brasileiro invoca uma ameaça real para a democracia do País. A avaliação é do ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) Alexandre Schwartsman, um dos signatários do manifesto ‘Eleições serão respeitadas’, que reuniu centenas de empresários, banqueiros, economistas, diplomatas e juristas em oposição às ameaças do mandatário.

“Não tem como fazer vista grossa para quem ameaça o processo democrático. A gente viu isso acontecendo nos Estados Unidos, mas as instituições seguraram o tranco. Outros países tiveram menos sorte: vimos uma deterioração da democracia na Hungria, na Polônia, na Turquia. Isso não é um espantalho, é uma ameaça real e presente”, afirma Schwartsman, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

Para o economista, a escalada das declarações de Bolsonaro, que nos últimos dias repetiu acusações de fraude nas eleições, disse que não haveria eleição em 2022 sem “eleições limpas” e atacou os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes – mostram um aumento do risco de ruptura institucional no País.

“Dizer que só vai ter eleição com o ‘voto auditável’, esse discurso de ‘só pode ser do meu jeito’, deixa muito claro que Bolsonaro tem um risco considerável de perder a eleição e está indo na esteira do (ex-presidente dos EUA Donald) Trump, de desqualificar o processo eleitoral”, afirma.

“Não é só uma questão da retórica presidencial, se insere em um problema mais grave que é uma piora das instituições e uma ameaça concreta contra essas instituições, e isso a gente não pode admitir.”

Para Schwartsman, o documento traz um peso importante por evidenciar a oposição à postura de Bolsonaro dentro de um setor que é normalmente visto como uma potencial base de apoio para o governo. “Mas são pessoas que entendem que a democracia é mais importante. Não é só a eleição, é o respeito aos direitos das minorias, é a conservação das instituições. Há uma série de valores que nos guia”, diz o economista.

ctv-5j1-img 1451

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf