Bolsonaristas fazem ataques coordenados ao STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arquimedes

Um levantamento da Arquimedes que analisou as menções no Twitter ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na última sexta-feira, dia em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu formalmente seu impeachment, encontrou um total de 55,6 mil perfis que originaram 218 mil publicações sobre o tema. Foi o recorde de volume de posts diários no mês de agosto sobre o ministro e 77% das publicações (em azul no grafo) partiram de apoiadores do presidente revelando indícios de ações coordenadas.

Segundo a Arquimedes, que é especializada na análise das plataformas digitais, as menções começaram com reações da base bolsonarista à decisão de Moraes que autorizou abertura de inquérito contra Sergio Reis e outros apoiadores de Bolsonaro. Logo no início da manhã, uma média de 10 mil publicações por hora sobre o ministro iam ao ar.

Esse patamar se manteve ao longo de todo o dia até que o perfil do presidente Bolsonaro anunciou que protocolou a denúncia contra o ministro no STF. A partir daí, o volume de posts sobre o tema mais que dobrou com seus apoiadores compartilhando e comemorando a notícia. No total, até a sexta-feira, soma-se aproximadamente 900 mil publicações que mencionam Moraes.

A plataforma destaca que houve presença de diversos influenciadores da rede bolsonarista, o que evidencia ação coordenada. Os perfis compartilham sobre o mesmo tema e usando os mesmos argumentos, que, de acordo com a Arquimedes, se resumem em apontar uma suposta perseguição aos “conservadores” (como costumam se autodenominar) e denunciam o que consideram um golpe do STF, que opera para o establishment político.

O levantamento também indica que, por mais que essas redes consigam um grande volume de posts, elas acabam formando bolhas, falam apenas para si e não conseguem diálogo com outros agrupamentos.

A oposição somou 23% (em laranja no grafo) e contou com a participação de diferentes correntes ideológicas, indo da esquerda partidária (PSOL, PT e seus representantes) e alcançando a direita não-bolsonarista, representada pelo Antagonista e membros do MBL.

A Arquimedes ressalta ainda que esse episódio evidencia que o STF, e em especial os ministros Barroso e Moraes, são a bola da vez nos ataques dos bolsonaristas. Outros alvos recentes foram outros ministros do STF como Gilmar Mendes e Dias Toffoli, além de políticos como Rodrigo Maia, Sergio Moro e João Doria.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf