Bolsonaro pode se filiar a partido do aerotrem

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

Após ficar próximo de ir para o PP, o presidente Jair Bolsonaro voltou à ideia de se filiar a um partido menor para concorrer à reeleição nas eleições de 2022. Os novos alvos são o PRTB e o PTB. Apesar da reação estridente à prisão de Roberto Jefferson, com promessa de pedir impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente está no momento mais próximo de um acordo com a sigla outrora encabeçada por Levy Fidelix, morto por covid-19 em abril.

Fontes no PRTB confirmaram ao Valor as conversas e consideram que seria importante a ida de Bolsonaro para a sobrevivência do partido, que ficou acéfalo com a morte do “homem do aerotrem”, ideia que notabilizou o fundador do PRTB, mas que nunca o elegeu – Fidelix concorreu a diversos cargos, de vereador a presidente, mas nem a onda bolsonarista de 2018, quando disputou uma cadeira de deputado federal, foi capaz de lhe dar um mandato.

A eventual ida do presidente para o PRTB depende, contudo, de se encontrar uma solução para o vice-presidente, general Hamilton Mourão, filiado à sigla. Os dois não ficarão na mesma legenda. Enquanto Bolsonaro procura um partido para chamar de seu, tomar conta do caixa e distribuir as instâncias locais para aliados que carregará com ele, Mourão busca uma agremiação mais estruturada para ter uma candidatura competitiva no próximo ano.

Neste momento, o vice-presidente avalia disputar uma vaga ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Ele mantém conversas com o PSD e o Podemos – justamente dois partidos que, apesar de ter bolsonaristas em suas fileiras, não pretendem estar aliados ao presidente em 2022. O PSD pretende filiar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e lançá-lo na corrida pelo Palácio do Planalto. Já o Podemos é o partido mais próximo do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, que pode ser candidato a presidente ou ao Senado.

O PRTB teve direito a apenas R$ 1,2 milhão do fundo eleitoral, mas abriu mão dos recursos para financiar as campanhas políticas de seus candidatos a prefeito e vereador. Já o PTB recebeu valor substancialmente maior que o PRTB, de R$ 46,6 milhões. Jefferson abriu as portas da sigla para o retorno de Bolsonaro, que por lá esteve entre 2003 e 2005 – ano em que, fazendo parte da base aliada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jefferson revelou o esquema do mensalão.

O partido tenta agora uma guinada à extrema direita, buscando atrair, além do próprio Bolsonaro, os ex-ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Abraham Weintraub (Educação) e deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL), conhecido como “príncipe”. Os três formariam uma chapa em São Paulo em que se dividiriam nas candidaturas ao governo, vice e o candidato ao Senado.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf