Bolsonaro terá que sancionar ou vetar projeto que barra golpes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sa/AFP

Está na mesa de Jair Bolsonaro, para sanção, o projeto de lei (nº 2.108) que revoga a Lei de Segurança Nacional, criada no ocaso da ditadura militar.

É um conjunto de normas aprovado pelo Congresso para proteção às instituições democráticas, ao processo eleitoral e à soberania nacional.

Define como crime, por exemplo, a tentativa de abolir a democracia “com emprego de violência ou grave ameaça”, e/ou “impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”. Pune com prisão de quatro a oito anos, “além da pena correspondente à violência”.

Sobre golpe de Estado, especifica: “Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído.” A pena vai de quatro a doze anos de prisão, com adicional se houver violência.

Há um capítulo inteiro dedicado a crimes contra eleições. Um deles é o da “interrupção do processo eleitoral”, assim definido: “Impedir ou perturbar a eleição ou a aferição de seu resultado, mediante violação indevida de mecanismos de segurança do sistema eletrônico de votação estabelecido pela Justiça Eleitoral.” Dá até seis anos de cadeia, mais multa.

Novidade é o delito de “comunicação enganosa em massa”. Significa promover ou financiar, diretamente ou por outros, iniciativas “para disseminar fatos que sabe inverídicos, e que sejam capazes de comprometer a higidez do processo eleitoral”. Leva a uma temporada de até cinco anos atrás das grades, e multa.

Tem, também, previsão para atos de violência política: “Restringir, impedir ou dificultar, com emprego de violência física, sexual ou psicológica, o exercício de direitos políticos a qualquer pessoa em razão de seu sexo, raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.” A pena é de até seis anos, adicionada à punição correspondente à violência.

Detalhe relevante: em boa parte dos crimes listados no projeto torna-se admissível a ação privada, de iniciativa de partido político com bancada no Congresso, quando o Ministério Público se omitir e não atuar no prazo estabelecido em lei, apresentando a denúncia ou propondo ao juiz do caso o arquivamento do inquérito.

Numa coincidência, o Senado aprovou a revogação da lei da ditadura na terça-feira. Foi o dia em que o fumacê de carros de combate em desfile poluiu a via lateral da Praça dos Três Poderes, que harmoniza a arquitetura do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo — como se as Forças Armadas tivessem decidido transmitir, por sinais de fumaça, uma mensagem ambígua de aval aos interesses políticos e incendiários de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.

O projeto chegou ontem ao Planalto. Só falta a sanção presidencial.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf