Bolsonaro volta a ameaçar eleições
Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro ironizou ontem pedidos para que tenha “cuidado com as palavras” e voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e alguns ministros, em especial o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, ao defender a implementação do voto impresso na eleição presidencial de 2022. A fala de Bolsonaro, em um evento no Ministério da Cidadania, ocorreu momentos após o presidente do STF, Luiz Fux, ter dito que a harmonia entre os Poderes não significa “impunidade a atos que exorbitem o necessário respeito às instituições”, em referência aos diversos ataques do presidente.
Ao defender o voto impresso, [Bolsonaro afirmou que, “para uma parte da elite de Brasília”, interessa a volta ao poder de “pessoas que corrompiam” e “se corromperam”, para depois ironizar pedidos para que modere sua fala.
“‘Ah, tem que ter cautela, cuidado com as palavras’… O inimigo está aí. O risco está aí”, disse.
Em seguida, Bolsonaro voltou a mira novamente para Barroso, a quem vem criticando duramente nas últimas semanas.
“Qual o poder do presidente do TSE ir para dentro do Parlamento e rapidamente fazer a cabeça de várias lideranças partidárias, para trocar integrantes de comissão para não ter o voto impresso.”
Bolsonaro também colocou sob suspeita os ministros do Supremo por terem tornado Lula elegível, ao anular as condenações do petista na Lava-Jato.
“‘Ah, quem perder entra na Justiça’. Quem vai analisar o recurso em última instância? Exatamente os que tiraram o cara da cadeia, exatamente os que o tornaram elegível, exatamente os contaram os votos. Vou recorrer para eles?”, disse o presidente. “Chefe de Poder tem limite. Não é ‘o que eu quero é o que vai ser’, ‘não admito’, ‘tem que confiar’. É o povo que tem que confiar. Nós devemos lealdade ao povo que nos elegeu.”
Bolsonaro também criticou, sem citar, o ministro Alexandre de Moraes, que recentemente arquivou um inquérito para investigar atos antidemocráticos de bolsonaristas, mas ordenou a abertura de uma investigação ampla sobre a atuação de uma organização criminosa digital que agia contra a democracia.
“Enquanto estiver dando porrada em mim, não tem problema”, disse. “Pô, os canalhas pegam família, pegam amigos, pegam gente humilde que trabalha do meu lado. Abre-se inquérito contra eles, começam a acusar de atos antidemocráticos.”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf