Fux avisa Bolsonaro para não apostar em impunidade

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou ontem que a Corte está atenta aos “ataques de inverdades” e que harmonia e independência entre os Poderes não significa “impunidade”. Fux aproveitou a sessão de abertura do semestre do Judiciário para mandar recados ao presidente Jair Bolsonaro – sem citá-lo nominalmente. Durante o recesso do Judiciário, o chefe do Executivo chegou a colocar em xeque a realização das eleições caso o voto impresso não seja implementado, voltou a questionar, sem provas, a segurança da urna eletrônica e fez novos ataques a ministros da Corte, em especial a Luís Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Permanecemos atentos aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública. Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do país; ferem não apenas biografias individuais, mas corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de séculos pelo suor e pelo sangue dos brasileiros que viveram em prol da construção da democracia de nosso país”, afirmou Fux.

De acordo com o ministro, “o relacionamento entre os Poderes pressupõe atuação dentro dos limites constitucionais, com freios e contrapesos recíprocos, porém com atuação harmônica e alinhamento entre si em prol da materialização dos valores constitucionais”.

“Porém, harmonia e independência entre os Poderes não implicam impunidade de atos que exorbitem o necessário respeito às instituições”, frisou.

Em sua fala, o presidente do STF disse que era preciso fazer um alerta sobre o momento pelo qual o país está passando. “Trago uma advertência: democracia é o exercício da liberdade com responsabilidade.”

Segundo ele, numa sociedade democrática, momentos de crise nos convidam a fortalecer – e não deslegitimar – a confiança da sociedade nas instituições. “Afinal, no contexto atual, após 30 anos de consolidação democrática, o povo brasileiro jamais aceitaria que qualquer crise, por mais severa, fosse solucionada mediante mecanismos fora dos limites da Constituição”, disse.

O presidente da Corte afirmou ainda que “seja nos momentos de calmaria, seja nos momentos de turbulência”, o STF tem cumprido o seu papel de salvaguardar a Constituição e de atuar em prol da estabilidade institucional da nação, da harmonia entre os Poderes e da proteção da democracia.

Fux cobrou respeito às instituições e disse que “a democracia nos liberta do obscurantismo, da intolerância e da inverdade”. “Tratando-se de higidez democrática, não há nada automático, natural ou perpétuo. Ao revés, o regime democrático necessita ser reiteradamente cultivado e reforçado, com civilidade, respeito às instituições e àqueles que se dedicam à causa pública. Ausentes essas deferências constitucionais, as democracias tendem a ruir”, afirmou.

Ele defendeu também que a manutenção da democracia exige vigilância permanente e da atuação de diferentes atores, inclusive dos magistrados. “Os juízes precisam vislumbrar o momento adequado para erguer a voz diante de eventuais ameaças. Numa democracia, juízes não são talhados para tensionar.”

O presidente do STF, porém, afirmou que “nunca é tarde para o diálogo e para a razão”. “O brasileiro clama por saúde, paz, verdade e honestidade. Não deseja ver exacerbados os conflitos políticos; quer a democracia e as instituições em pleno funcionamento. Não quer polarizações exageradas; quer vacina, emprego e comida na mesa. Saibamos ouvir a voz das ruas para assimilarmos o verdadeiro diálogo que o Brasil, nesse momento tão sensível, reclama e deseja.”

Apesar disso, voltou a afirmar que o Supremo está vigilante. “Nós, do Supremo Tribunal Federal, ainda quando nossas atuações tenham que ser severas, jamais abdicaremos os nossos deveres e responsabilidades.”

No fim, Fux também anunciou que pretende retomar as sessões presenciais em setembro. “Estou imaginando a volta às sessões presenciais depois do final de agosto, quando todos os ministros já estarão devidamente vacinados e os funcionários que podem comparecer ao plenário também, tendo em vista a idade que o Distrito Federal está seguindo para a vacinação”, disse.

Os ministros do STF não se reúnem presencialmente para as sessões desde março do ano passado, quando começou a pandemia de covid-19 no país. Em todo esse período, as sessões têm sido realizadas por videoconferência.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf