Ciro Nogueira acompanhará se Bolsonaro tem chance em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

Nomeado para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira não pretende se descuidar dos interesses de seu partido, o PP, e de seu grupo político, o Centrão. Por iniciativa dele, a legenda deve contratar em breve um instituto de pesquisa para monitorar a popularidade do governo e as intenções de voto em Jair Bolsonaro, que hoje aparece em segundo lugar na corrida presidencial.

Ciro Nogueira alega que a medida é necessária porque ele tem a impressão de que a vantagem de Lula sobre Bolsonaro não é tão larga como sugerem levantamentos divulgados recentemente. Esse tipo de argumento é caro ao presidente da República, que costuma atacar a credibilidade também dos institutos de pesquisa. Segundo Datafolha divulgado no início de julho, Lula tem 46% de intenções de voto nas simulações de primeiro turno, ante 25% de Bolsonaro. A diferença é ainda maior na projeção de segundo turno: 58% a 31%.

O Datafolha também mostrou que a avaliação positiva do governo está em 24%. Já a reprovação atingiu 51%. Os dados são preocupantes, mas não minam a retórica otimista de Ciro Nogueira, fiador e principal beneficiário da adesão do Centrão ao governo. O ministro defende a tese de que a recuperação econômica e o avanço da vacinação contra a Covid-19 ajudarão a recuperar a popularidade do governo e a impulsionar Bolsonaro na corrida presidencial. Há até uma meta informal definida: fazer a avaliação positiva do governo chegar a pelo menos 40%. Ciro Nogueira garante que, se esse porcentual for atingido, Bolsonaro conquistará um novo mandato. Para justificar a tese, ele argumenta que a maioria dos candidatos à reeleição com 40% de aprovação venceu a disputa, conforme um estudo de uma consultoria internacional.

Desde a sua primeira eleição para a Câmara dos Deputados, na década de 90, Ciro Nogueira apoiou todos os presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e, agora, Jair Bolsonaro. O PP e o Centrão são governistas por natureza e não sabem viver na oposição. A contratação do instituto de pesquisa é importante até por isso. Se Bolsonaro não decolar, nada impede que Ciro Nogueira e seus colegas de Centrão desembarquem do governo para posar na foto ao lado do novo detentor do poder — como sempre fizeram.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf