Empresários e banqueiros temem pelo efeito Bolsonaro na economia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira

A escalada de Bolsonaro assusta empresários, altos executivos e representantes do setor privado, que elevaram as críticas ao presidente nesta quinta-feira (5) com receio de descontrole e crise institucional.

“Os repetidos ataques do presidente à democracia e suas instituições vão acabar colocando em risco a recuperação econômica. O país precisa urgentemente de trabalho e serenidade”, afirma o banqueiro Ricardo Lacerda, sócio-fundador do BR Partners.

O empresário Horacio Lafer Piva afirma que Bolsonaro tem exagerado consistentemente, e a sociedade está percebendo quem ele é e se posicionando. “É tão desastrado que errou na dose, no teste que fez quanto à resiliência de todos. Há um limite à capacidade de não se indignar”, diz.

O investidor Lawrence Pih vê as instituições democráticas sob risco. “Uma crise institucional sem precendentes recentes está em estágio embrionário. Bolsonaro está construindo uma retórica pré-golpe de estado. Se a sociedade não reagir com veemência e força, à altura do desafio que o presidente lança contra o povo, estaremos caminhando para uma ditadura bem pior do que 1964”, afirma.

Antonio Carlos Pipponzi, presidente do conselho de administração da RaiaDrogasil, um dos participantes do manifesto de apoio ao sistema eleitoral assinado por outros grandes empresários, banqueiros, intelectuais e representantes da sociedade civil, diz que é um signatário convicto, diante do “quadro de polarização míope, potencializado por redes sociais”.

Rosangela Lyra, empresária fundadora do Instituto Política Viva, também assinou o manifesto. “Estamos atentos e não permitiremos o uso de manobras antidemocráticas nem ameaças às eleições”, diz ela. ​

José Ricardo Roriz, vice-presidente da Fiesp e presidente da Abiplast (associação do setor de plásticos) diz que, hoje, a agenda tem de ser vacina, volta da economia e conclusão das reformas, mas Bolsonaro insiste em desvirtuar o rumo.

“Se não tomar as ações necessárias para a economia voltar de uma maneira consistente, cada vez que se tem esse afastamento da agenda adequada, se atrasa investimento, geração de emprego, confiança dos empresários e das famílias”, diz Roriz.

José Augusto de Castro, presidente da AEB (associação de comércio exterior), alerta para a insegurança jurídica e diz que é difícil explicar o cenário aos empresários estrangeiros com quem a entidade mantém contato. “Estão acompanhando e querem saber mais, mas não conseguimos dar a informação completa”, afirma ele.

Fernando Pimentel, presidente da Abit (que reúne a indústria têxtil), acha que está na hora de pacificar o tema. “Como associação, só queremos um ambiente equilibrado para poder produzir, gerar emprego e renda. Eu espero que essa escalada não vá longe”, diz.

Enquanto isso, o empresário bolsonarista Luciano Hang, que já apareceu em rede social insinuando candidatura ao Senado, foi às redes nesta quarta (4) para criticar o manifesto pelas eleições. Segundo ele, a “extrema imprensa” não foi ouvir “os outros 200 milhões que querem que as eleições sejam auditáveis”.

Junior Durski, dono da rede de restaurantes Madero, também publicou vídeo em apoio às manifestações pró-voto impresso que aconteceram no último final de semana.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf