Estrela de Stanford diz que Bolsonaro copia Trump

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O americano Francis Fukuyama, 68, professor da Universidade Stanford, foi um dos primeiros da elite da ciência política mundial a perceber o risco que Jair Bolsonaro representava para o futuro da democracia. Ainda em 2017, Fukuyama incluiu o então deputado federal em sua aula sobre populismo num dos mais disputados cursos que dá em Stanford, Democracia, Desenvolvimento e Estado de direito.

Ao lado de Donald Trump, da francesa Marine Le Pen, do turco Recep Tayyip Erdogan e do russo Vladimir Putin, entre outros, Bolsonaro integrava o que Fukuyama batizou de Internacional Populista, um grupo de políticos populistas e autoritários, na maioria da direita, mas não necessariamente desse espectro da política.

Agora, quatro anos após aquela aula, quando me deu a primeira de uma série de entrevistas que fizemos nos últimos anos, Fukuyama voltou a expressar preocupação com a democracia brasileira e disse ver nos movimentos de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas mais uma cópia do padrão de comportamento de Trump, em que eleições das quais ele não saia vitorioso são atacadas, como se fraudadas ou ilegítimas.

Na entrevista, Fukuyama falou ainda sobre os limites que acredita que os militares deveriam observar nas redes sociais, as possibilidades de uma terceira via e sobre o que acredita que os brasileiros preocupados com 2022 deveriam fazer para preservar a democracia.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf