Governo perde na Câmara em tentativa de manietar Judiciário
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputada Bia Kicis (PSL-DF), tentou votar nesta quarta-feira, com apoio do governo Jair Bolsonaro, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para incluir entre as prerrogativas do Congresso o poder de sustar atos normativos do Poder Judiciário, mas o colegiado retirou o tema de pauta por 31 votos a 30. O projeto foi apresentado em 2015 pelo deputado Marco Feliciano (Republicanos-SP), mas nunca chegou a ser votado. Kicis assumiu como relatora em 2019 e deu parecer favorável à admissibilidade da PEC, dizendo que era preciso coibir o “ativismo” do Judiciário, que “tem assumido cada vez mais um papel de protagonista como agente político, com interferência no espaço de competência e atuação dos demais poderes”. A tentativa de votar o projeto ocorreu uma semana após a Câmara derrotar a PEC do Voto Impresso, de autoria da presidente da CCJ. Bolsonaro, que defende a proposta, culpou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que convenceram partidos da confiabilidade das urnas pela derrota do projeto.
Nesta quarta, o governo deu apoio à PEC para sustar atos do Judiciário e foi acompanhado por PSL, Novo e Avante. “Queremos que o Supremo faça aquilo que é competente a ele, e não fazer interferências indevidas, agir como agente político”, disse o deputado Carlos Jordy (PSL-RJ). Apesar de não se manifestarem durante a votação, deputados de Republicanos, PL, PSC, DEM e PSD votaram contra o requerimento. Os partidos de oposição, junto com PSDB e MDB, votaram pela retirada de pauta. O deputado Pompeo de Matttos (PDT-RS) afirmou que o debate era importante, mas que a ocasião escolhida para votar o projeto era inadequada. “Estamos vivendo momento assim bem delicado, de ataque direto ao Supremo Tribunal Federal, de proselitismo, ofensa, gente querendo fechar o tribunal, falando do que não sabe”, disse. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) criticou a tentativa dos governistas de “chamar pra briga” o STF. “Insisto com os líderes o risco que é botar mais gasolina as seguidas crises que o Brasil vive, patrocinada por Bolsonaro, que é um fator de instabilidade e a CCJ não pode ser um fator que amplie as crises no Brasil.”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf