Juros básicos vão subir de novo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Raphael Ribeiro/BCB/Divulgação

O Banco Central divulgou nesta terça-feira, 10, a Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada na semana passada. O documento traz detalhes sobre a discussão dos membros do colegiado e reiterou que no próximo encontro, marcado para o dia 22 de setembro, deve haver um ano ajuste de 1 ponto percentual na taxa Selic.

“Para a próxima reunião, o Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude”, disse a Ata. Porém, o órgão deixou a decisão em aberto e a condicionou às próximas divulgações de resultado econômico e ao risco fiscal: “O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.”

Os membros do Copom afirmaram ainda que os índices sobre a recuperação da atividade econômica mostram uma evolução e que “o segundo semestre do ano deve mostrar uma retomada robusta da atividade, na medida em que os efeitos da vacinação sejam sentidos de forma mais abrangente”. Além disso, perceberam que “a mediana das projeções de crescimento, segundo a pesquisa Focus, está sensivelmente mais otimista do que as do seu cenário básico”.

Na análise da Ativa Investimentos, as principais novidades da Ata em relação ao último comunicado ficaram por conta dos parágrafos 15 a 17. “Os membros buscaram explicar o diferencial entre suas projeções e as perspectivas de mercado, justificando a tempestividade na política monetária. De todo modo, apesar da enriquecedora discussão, nossa perspectiva seguiu em 7,50% para o final deste ano, com uma elevação de 100bps (1 ponto) na próxima reunião”, diz Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

Os trechos do texto citados detalham o debate feito pelo Comitê sobre o que explica a diferença entre o seu cenário básico e as expectativas de inflação extraídas da pesquisa Focus. A conclusão do colegiado é que “um ajuste mais tempestivo da política monetária é a estratégia mais apropriada, neste momento, para assegurar a convergência da inflação para as metas de 2022 e 2023”.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf