Lira pode romper com Bolsonaro se ele continuar ameaçando a democracia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O desenrolar da novela sobre o voto impresso deve colocar pressão em cima de Arthur Lira (PP-AL). O presidente da Câmara foi quem levou a público a suposta posição de Jair Bolsonaro, de que ele teria “garantido” que vai aceitar a derrota do tema no Congresso.

Parte do mundo político não acredita que as ameaças diminuirão. Durante o processo, aliados de Lira também fizeram circular informação de que ele vai abandonar o barco se os ataques seguirem após a votação.

Diante da imprevisibilidade de Bolsonaro, a pergunta que tem sido feita é sobre a reação de Lira caso o presidente descumpra a promessa de interromper os ataques golpistas: o presidente da Câmara tomará uma atitude incisiva ou continuará a transformar as crises geradas por Bolsonaro em prejuízo para si e seu grupo político?

A decisão de colocar para votação em plenário a PEC do voto impresso foi criticada por aliados de Lira, por exemplo, que dizem que foram expostos pelo presidente da Câmara, já que tiveram que escolher entre apoiar proposta amplamente criticada ou se opor a ela e desagradar ao governo federal.

Eles dizem que sofreram ônus político para satisfazer as vontades do presidente.

No Judiciário, há a impressão de que Bolsonaro está isolado e pode diminuir inicialmente os ataques. Caso não faça isso, dizem, há inquéritos em andamento para segurar seus arroubos antidemocráticos.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf