Mandetta vê o país à beira de um golpe

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou nesse domingo (15) que candidatos ao que vem se chamando de terceira via nas eleições presidenciais de 2022 precisarão estar unidos para que haja uma possibilidade de vitória. Ele afirmou que isso é necessário num cenário de polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mandetta se coloca entre os políticos candidatos a integrar essa terceira via e elenca também nomes como os dos tucanos Eduardo Leite e João Doria, governadores do Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamente, os ex-ministros Sergio Moro e Ciro Gomes (PDT) e o banqueiro João Amoêdo (Novo).

“Precisa estar todo mundo junto porque não vai ter força de tração o Eduardo sozinho, Doria sozinho, eu sozinho, Amoêdo sozinho, Moro sozinho. Eu entrego santinho lá no viaduto do Chá, eu sou cabo eleitoral. Desde que a gente tenha propósito”, afirmou.

Mandetta foi o entrevistado do grupo Parlatório, que promoverá seminários com possíveis candidatos para as eleições presidenciais de 2022. O projeto tem curadoria do ex-presidente Michel Temer e traz como um de seus focos a busca por visões estratégicas e caminhos democráticos para o país, entrevistando candidatos que possam preencher uma “terceira via” nas eleições.

Mandetta opinou que o Brasil se aproxima de uma mudança com dois cenários possíveis: um golpe de Estado pelo presidente Jair Bolsonaro ou então o impeachment do mandatário. Ele afirmou que as recentes polêmicas envolvendo o presidente e o STF (Supremo Tribunal Federal) mostram que o chefe do Executivo decidiu usar a Corte como “Judas” para atrair sua base.

Ele afirmou que parte do país “assiste a essas demonstrações achando que é simplesmente blefe a mobilização de uma base radical. E aguarda como se o tempo fosse se encarregar”.

“Esse problema não me parece próximo de uma solução. Acho que nunca estivemos tão próximos de uma ruptura da ordem democrática brasileira”, disse.

O ex-ministro citou recentes pesquisas eleitorais para afirmar que Bolsonaro não disputará uma eleição que “sabe que perde”. Ele ainda criticou o que seria o uso de redes sociais e aplicativos como Whatsapp pelo gabinete do ódio para manipulação. “Essa política se apropriou desse ambiente tóxico e manipula”, afirmou. “Ele [Bolsonaro] está sentado em cima de uma máquina de internet”, disse.

Fazem parte do grupo de discussões do grupo Parlatório representantes do empresariado como Jorge Gerdau, Abílio Diniz, Elie Horn e Rubens Menin, a ex-ministra do STF Ellen Gracie, advogados, generais, entre outros. Estão presentes também artistas, pensadores e dirigentes dos maiores hospitais do país.

Já foram sabatinados pelo grupo o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o apresentador de televisão Luciano Huck e o general Carlos Alberto Santos Cruz, que atuou como ministro da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro.

Portal Correio 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf