Manifestações pró-Bolsonaro podem gerar crise institucional inédita

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ CNN

O Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal) colocaram as manifestações do dia 7 de setembro como determinantes para que a crise entre os Poderes perca força ou chegue a níveis incontornáveis.

O novo encontro entre os chefes de Poderes, por exemplo, que vem sendo articulado pela ala política do governo e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), está suspenso e depende do que ocorrer no 7 de setembro.

No Planalto a expectativa é a de que ela será, segundo um interlocutor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), grande e, justamente por isso, com consequências imprevisíveis.

As áreas de inteligência do governo já monitoram possíveis problemas. Uma informação que chegou ao governo é a de uma possível migração de grupos de direita para a embaixada da China em Brasília. Outra a de infiltrados antibolsonaristas para criarem conflitos contra os apoiadores do presidente.

Há grupos mais radicais que têm exigido mais atenção, mas, ao menos até agora, por eventual comportamento individual.

Até lá, o presidente tem sido orientado a arrefecer. Interlocutores de Jair Bolsonaro disseram à CNN que ele, por exemplo, suspendeu a apresentação do pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.

A avaliação é a de que o embate com Barroso diminuiu e o próprio ministro do STF também, na avaliação de assessores presidenciais, recuou.

A expectativa é a de que ele também não reaja à decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de arquivar o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes protocolado por ele.

Um dos principais argumentos utilizados pela ala política do governo com ele é que a instabilidade política diminui suas chances de reeleição. Nessas conversas, o presidente reage e tem dito, segundo seus assessores, que é o STF que o tem provocado.

O STF também coloca também o 7 de setembro como crucial para um retorno do diálogo. A avaliação é que, se as manifestações forem pacíficas e não resultarem em atos de beligerância contra a Corte, tanto no discurso quanto em ameaças a sua sede em Brasília, estará dado o passo para a retomada do diálogo. Até lá, contudo, as conversas com Bolsonaro estão suspensas.

CNN Brasil

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf