PMs fardados declaram apoio a Bolsonaro nas redes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

No caso da Polícia Militar, os estatutos não delimitam em detalhes a atuação dos PMs nas redes sociais. Os estados da federação possuem textos diferentes, que não proíbem a manifestação política individual, mas se aproximam nas duas regras claras que tratam do tema. O uso dos uniformes com seus distintivos, insígnias e emblemas, assim como outras peças acessórias da PM, é expressamente proibido em reuniões, propaganda ou qualquer outra manifestação de caráter político partidário.

A outra regra clara definida pela maioria dos estados é que, ao participar de atividades político-partidárias, os policiais militares devem se abster do uso de suas designações hierárquicas. O único estado que foge a este padrão é o Amapá, que não cita no estatuto da PM nenhuma delimitação sobre manifestações políticas.

As definições rasas, na prática, abriram espaço para que policiais militares se tornassem influenciadores digitais de farda. Com quase 25 mil seguidores no Instagram, o segundo sargento da Polícia Militar do Estado do Rio Da Silva posa de uniforme em sua foto de perfil e costuma publicar imagens de sua atuação como policial. Entre os posts de sua rotina, Da Silva deixa claro o apoio a Jair Bolsonaro ao parecer fardado ao lado do presidente.

Da mesma maneira, o subtenente Cotias, da Polícia Militar da Bahia, aparece fardado no perfil em que compartilha as operações que integra. Em uma de suas postagens, com a legenda “Brasil vai dar certo”, Cotias explica o que é ser um bolsonarista: “Apoiar uma política limpa, lutar por um país melhor para as próximas gerações. Sinto orgulho de fazer parte deste grupo seleto”, compartilhou.

No Acre, o sargento Diego Pablo Paz ficou famoso mostrando ocorrências policiais e fazendo críticas sobre vários temas. Ele tem um perfil no Instagram com 31,8 mil seguidores e um canal no YouTube com mais de 1,9 mil inscritos. Em uma de suas publicações, o policial exalta a participação do senador Flávio Bolsonaro na CPI da Covid no dia em que chamou Renan Calheiros de “vagabundo”.

No estado, o sucesso de PMs nas redes sociais se tornou alvo de preocupação do comando da Polícia Militar do Acre. No fim do último mês, uma portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado com orientações aos militares sobre como se portar nas plataformas. As novas regras estabelecem que o PM deve ser responsabilizado administrativa, civil e penalmente por eventuais consequências do conteúdo que postar ou divulgar na internet. “O policial não está apenas se identificando como pessoa física, e sim representando uma instituição inteira”, define a portaria.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf