Primeira colocada da lista tríplice do MPF pede defesa da democracia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Escolhido por Jair Bolsonaro para continuar no cargo por mais dois anos, o procurador-geral da República, Augusto Aras, vem provocando um desequilíbrio nos Poderes ao se omitir em investigações contra o presidente e seus seguidores. É o que diz a convidada do episódio 17 do A Malu Tá ON, Luiza Frischeisen, que poderia estar no lugar de Aras se Bolsonaro tivesse respeitado a tradição e escolhido o mais votado (no caso, a mais votada) na eleição interna para a chefia do Ministério Público.

Subprocuradora com 55 anos de idade e quase 30 de carreira, Luiza afirma que o Supremo só está sendo tão ativo porque Aras não cumpre seu papel. Na conversa com Malu Gaspar, ela disseca o desarranjo entre os poderes e o clima de tensão entre o Supremo e o presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores. “Determinadas coisas estão acontecendo porque o procurador-geral tem que ser mais proativo. Tanto que o Supremo sabe disso, que ele está dizendo para o procurador-geral, olha, procurador-geral, só você pode fazer isso. Porque o Supremo não pode denunciar (o presidente da República)”.

Luiza explica também por que considera que as prisões do ex-deputado Roberto Jefferson e de outros acusados de atacar a democracia com discurso de ódio e incitação à violência não representam uma violação da liberdade de expressão. “A liberdade de expressão é fundamental para a democracia, mas a democracia também precisa se defender de atos antidemocráticos.”

No papo que teve mais do que política e direito, Luiza indicou ainda uma trilha sonora para os tempos atuais: Bloco na rua, de Sérgio Sampaio, na interpretação de Ney Matogrosso. “Vou botar meu bloco na rua. E acho que todo mundo no Brasil tem que botar o bloco na rua e defender a democracia”.

Sempre conduzido pela jornalista Malu Gaspar, o A Malu Tá ON traz entrevistas sinceras e diretas com gente que está fazendo a história acontecer. O programa está disponível toda sexta-feira, a partir das 12h, na página de Podcast do Jornal O Globo, no Spotify, no Apple Podcasts, na Amazon Music, no Google Podcasts, no Deezer ou em qualquer outro agregador.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf