PSB está cheio de bolsonaristas remanescentes de 2014

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira

Para deputados do PSB ouvidos pelo Painel, a votação de terça-feira (10) na qual 11 parlamentares da sigla votaram a favor da PEC do voto impresso defendida por Jair Bolsonaro é uma fotografia do momento de transição atravessado pela legenda de esquerda. Dezessete pessebistas foram contra a PEC no plenário.

Na visão desses parlamentares, o PSB passou por um período de expansão relacionado ao projeto presidencial de Eduardo Campos (1965-2014) e atraiu para os seus quadros pessoas sem identidade com as propostas ideológicas do partido, na tentativa de construção de uma aliança abrangente.

Algumas dessas pessoas permaneceram no partido desde então e votaram com o governo federal na terça-feira, avaliam. Seria o caso, por exemplo, de Liziane Bayer (RS), deputada alinhada ao governo Jair Bolsonaro na maior parte de suas pautas e que apoiou a PEC na votação de terça-feira (10).

Os deputados consultados pelo Painel apontam, então, que o momento atual da sigla é o do que chamam de “autorreforma”, uma guinada do partido em direção a suas raízes políticas.

A adesão de Flávio Dino (MA) e Marcelo Freixo (RJ), por exemplo, faz parte desse projeto, que tende a se afastar desses parlamentares alinhados ao governo federal e se aproximar de figuras representativas da oposição.

No PDT, 18 deputados votaram contra PEC, 6 foram a favor e Flávia Morais (GO) se ausentou. Por esse motivo, o partido recebeu críticas nas redes sociais.

Carlos Lupi, presidente do partido, lembra que o PDT é defensor histórico da pauta do voto auditável, desde a década de 1980 com Leonel Brizola.

Ele diz que a atual proposta do governo Bolsonaro era a de voltar à idade da pedra e conseguir um motivo para contestar uma eventual derrota nas eleições de 2022, e por isso o PDT se posicionou contra ela.

No entanto, afirma, ele não pode condenar aliados que preferiram apoiar a PEC para defender a pauta histórica da legenda.

Para além disso, Lupi lembra que há deputados que estão na Justiça para deixar o PDT. É o caso de Marlon Santos (RS), por exemplo, que deu seu voto em apoio à PEC.

Alex Santana (BA), Jesus Sérgio (AC), Subtenente Gonzaga (MG) e Silvia Cristina (RO), que votaram a favor da PEC do voto impresso, já sofreram processos discplinares no PDT por terem votado contra a orientação do partido e em apoio ao projeto de reforma da Previdência.

Eles foram suspensos por 90 dias em 2019 por decisão da Executiva Nacional.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf