STJ instalará câmeras em salas de julgamento…

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) irá instalar câmeras nas sessões de julgamento para aumentar a segurança. A informação foi confirmada pelo Poder360. A medida foi determinada pelo presidente do tribunal, ministro Humberto Martins.

O pregão eletrônico será aberto na próxima 5ª feira (2.set.2021). A corte pretende comprar 22 câmeras por R$ 88,4 mil. As máquinas serão instaladas nas 6 Turmas e também no plenário da Corte para um monitoramento em tempo real.

O STJ identificou a necessidade de gravar imagens de todos os locais de acesso ao público, inclusive nas salas de julgamento.

Segundo o STJ, a medida visa “conferir maior segurança aos seus próprios usuários, no caso, advogados, estudantes, servidores, membros do Ministério Público e os Ministros desta Corte, além de preservar as instalações, documentos, materiais, equipamentos e sistemas de informação que ali se localizam“.

Eis a nota do STJ enviada ao Poder360:

A aquisição objeto do Pregão Eletrônico n. 48/2021, qual seja, “o fornecimento e serviço de instalação e manutenção de câmeras de vídeo para monitoramento do público dentro das salas de sessões de julgamento e Tribunal Pleno”, decorre da política de segurança institucional do STJ, formalizada na Instrução Normativa STJ/GP n. 12 de 6 de maio de 2019.

Recentemente, o parque de monitoramento do Tribunal foi atualizado, buscando-se mapear a necessidade de instalação de câmeras em pontos estratégicos.

Verificou-se a necessidade, por questões de controle de segurança, da instalação de câmeras de segurança em todos os locais de acesso ao público, inclusive, nas salas de sessões de julgamento e no Tribunal Pleno.

Por fim, vale registrar que a referida medida visa precipuamente conferir maior segurança aos seus próprios usuários, no caso, advogados, estudantes, servidores, membros do Ministério Público e os Ministros desta Corte, além de preservar as instalações, documentos, materiais, equipamentos e sistemas de informação que ali se localizam.

Poder 360 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf