Ataques de Bolsonaro derrubam mercado financeiro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Bolsa caía quase 4%, e o dólar operava em alta na tarde de hoje (8), após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ameaçar desobedecer decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), em discursos de tom golpista nos atos de 7 de setembro, realizados em São Paulo e em Brasília.

Por volta das 16h15, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, caía 3,53%, a 113.783 pontos, e o dólar comercial subia 2,72%, a R$ 5,318 na venda.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

Operadores do mercado estão elevando a cautela após os novos ataques de Bolsonaro ao STF.

Na manhã de ontem, na capital federal, Bolsonaro participou de um ato, com discurso abertamente golpista, em que ameaçou o presidente do STF, Luiz Fux.

À tarde, na capital paulista, o presidente declarou abertamente que não respeitará “qualquer decisão” do ministro Alexandre de Moraes, incitando seus apoiadores contra o STF. O mandatário ainda xingou o magistrado de “canalha” e pediu sua saída diante de cerca de 125 mil pessoas presentes na Avenida Paulista, segundo a Polícia Militar.

Participantes dos atos pediam fechamento do STF, intervenção militar e voto impresso.

Na avaliação de juristas consultados pelo UOL, ao declarar abertamente que não cumprirá “qualquer decisão” de Moraes, Bolsonaro comete crime de responsabilidade por desrespeitar os outros Poderes.

Ambiente pode ficar ainda mais tenso
Um possível impeachment do presidente Jair Bolsonaro já passou a ser discutido por diversos partidos que até o momento não fazem oposição sistemática ao governo, mas que condenaram os discursos de Bolsonaro no dia 7 de Setembro.

Os eventos de terça-feira mostram que Bolsonaro “tem ainda bastante apoio popular e continua sendo personagem importante no cenário político/eleitoral”, mas, “por outro lado, o ambiente institucional deve ficar ainda mais tenso”, escreveram analistas da Genial Investimentos.

“O resultado será de mais incerteza e volatilidade e, provavelmente, menos crescimento e mais inflação”, afirmaram.

Esse ambiente tenso prejudica ainda mais o desempenho da moeda brasileira. O clima no exterior também estava cauteloso em meio a temores de desaceleração do crescimento econômico, enquanto os investidores monitoravam as perspectivas para o estímulo do Federal Reserve, do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco do Povo da China.

Para os analistas do Banco Original, o tamanho das manifestações “traz pouca informação adicional às pesquisas eleitorais, que já apontam para um pleito acirrado. Além disso, a agenda de reformas fica comprometida com essa antecipação”.

Este conteúdo foi gerado pelo sistema de produção automatizada de notícias do UOL e revisado pela redação antes de ser publicado.

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf