Banqueiros preferem Lula a Bolsonaro – agora

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Lula sempre assustou banqueiros. Até quando não havia motivo. Em 2018, após ter governado 8 anos sem problemas, preferiram Bolsonaro. Mas, agora, mudaram de ideia.

Em 2002, quando Lula se elegeu presidente pela primeira vez, o mercado financeiro começou a ficar nervoso conforme sua vitória ia se desenhando. O dólar começou a disparar, o risco-pais também.

Tudo se deveu muito, também, ao terrorismo da mídia antipetista e dos tucanos, sobremaneira de José Serra, o então principal adversário de Lula, ou da então já histriônica Regina Duarte, com seu reacionarismo galopante alardeando seu medo de Lula.

O alarmismo da mídia e dos tucanos fez o dólar chegar a R$ 3,78, a mesma cotação do peso argentino, e o risco Brasil chegar a mais de 2 mil pontos. Com isso, o então candidato Lula divulgou uma “Carta ao povo brasileiro”, que, na verdade, era dirigida ao mercado financeiro para afastar o pânico de que ele fosse violar contratos e reestatizar o que FHC vendera a preço de banana durante a privataria tucana.

O resto da história, claro, você já sabe. Lula se elegeu e a economia brasileira entrou em uma rota de tanta prosperidade que, em 2010, no último dos oito anos de Lula, ele tinha nada mais, nada menos que 83% de aprovação.

Qual é a explicação, portanto, para Bolsonaro ter sido o candidato favorito do mercado financeiro desde 2018 até há pouco tempo atrás e a bolsa cair e o dólar disparar quando o STF anulou todas as condenações de Lula?

Seja lá por que for que o Mercado financeiro passou a ver em Lula defeitos que ele provou que não tinha desde 2003 até 2010, o fato é que a partir do governo Bolsonaro esses banqueiros começaram a entender que era o atual presidente que prejudicaria os seus negócios.

Diante do despertar dos banqueiros, não espanta que o mercado esteja passando a preferir Lula a Bolsonaro, como revela o ex-ministro da fazenda Mailson da Nóbrega. Ele diz que o mercado já aprendeu que Bolsonaro é causador de instabilidade e Lula é “pragmático”.

Aos poucos, a racionalidade e os fatos vão voltando a se impor no brasil, após alguns anos em que a irracionalidade e a burrice se apoderaram de enorme parcela deste povo.

ASSISTA A MATÉRIA EM VÍDEO