Caminhoneiros e pastores atuam lado a lado contra democracia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um dos vídeos mais compartilhados no Facebook sobre as manifestações de 7 de setembro é uma gravação do pastor Silas Malafaia e de outros líderes evangélicos convocando os fiéis para a Avenida Paulista. Os pastores se revezam falando sobre a defesa da liberdade, da democracia e do Brasil. “O povo cristão jamais se calará”, completa o empresário Tomé Abduch.

Em outra gravação com grande alcance na rede, um caminhoneiro fala da cidade de Porteirão, em Goiás, chamando a “categoria da rodagem” para dar uma resposta aos “urubus de toga” no ato de 7 de setembro. O vídeo acumulou mais de 2,4 milhões de visualizações na rede social.

Como mostrou uma série de reportagens do Estadão ao longo da semana, esses dois grupos — e também ruralistas e policiais — demonstraram uma participação mais ativa na convocação. Esse cenário também se reflete no ambiente virtual, conforme um levantamento da AP Exata divulgado no dia 1º de setembro. Evangélicos e caminhoneiros representaram 16,7% e 10,5% das menções relacionadas ao evento no Twitter, o maior patamar entre duas manifestações governistas recentes.

Nesse contexto, a apresentação de personagens como representantes de uma parcela majoritária de suas categorias — notadamente evangélicos, caminhoneiros, ruralistas, policiais e militares — foi outra estratégia explorada pela base aliada do presidente. O caminhoneiro “Zé Trovão” e o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e presidente da Ceagesp Ricardo Mello Araújo, por exemplo, foram festejados nas redes de Carla Zambelli (PSL-SP).

O pesquisador Fábio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que está monitorando 110 grupos bolsonaristas no Telegram, observa que a mobilização para o 7 de setembro parece estar mais “institucionalizada” do que em eventos anteriores. David Nemer, professor da Universidade de Virgínia que pesquisa as interações no WhatsApp, analisa o cenário de forma semelhante.

“Não dá para mensurar realmente se as ruas terão grande adesão ou não, mas estamos vendo um interesse de poucos para criar esse ambiente de que a massa está aderindo. Nos protestos anteriores, era mais orgânico, de baixo para cima”, relata Nemer, fazendo a ressalva de que a convocação também ocorre por outros meios além das redes sociais.

Caio Machado. pesquisador da Universidade de Oxford e diretor do Instituto Vero, lembra que uma parcela significativa dos conteúdos de teor político circulam de forma oculta, por meio de redes criptografadas, como aplicativos de mensagem. Ainda assim, existe direcionamento de conteúdo.

“A mobilização a partir dos grupos se dá em um efeito cascata”, comenta Machado, citando um mapeamento de WhatsApp feito durante as eleições de 2018. Na época, essa pesquisa identificou que várias pessoas se repetiam entre os grupos, moderavam esses espaços e os alimentavam rotineiramente com a mesma produção pré-fabricada.

Desinformação. O Estadão Verifica publicou quatro checagens de conteúdos falsos que mencionavam diretamente o 7 de setembro. Um deles era um vídeo de um acampamento indígena em Brasília, que circulava como uma preparação dos apoiadores de Jair Bolsonaro. Outro era um suposto áudio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendendo uma greve de caminhoneiros e uma intervenção militar, mas a autoria não é dela.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf