CPI se indigna com Bolsonaro por exaltar “cloroquinas” na ONU

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Diário do Nordeste

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), chamou de “triste espetáculo” o discurso do presidente Jair Bolsonaro na 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (21), em Nova York. Na fala, Bolsonaro voltou a defender tratamentos sem eficácia contra a doença.

“Lamentavelmente, mais um triste espetáculo. O presidente mentiu do começo ao fim do seu discurso. Parece que estava falando de outro país, que não esse velho país com todas as contradições que nós conhecemos”, disse Renan.

“O discurso pífio do presidente na assembleia mostra ao mundo a república do cercadinho, uma vergonha para todos os brasileiros, a exumação da insignificância. Único líder do G-20 não vacinado, Bolsonaro repetiu seu papel de figura rudimentar, anacrônica e transitória e propagador de mentiras”, completou o senador.

Minutos antes, na ONU, Bolsonaro repetiu diante de delegações do mundo inteiro discurso a favor do comprovadamente ineficaz “tratamento precoce”. Essa é a expressão usada pelo presidente e aliados ao longo de todo a pandemia para falar de remédios que a ciência sabe desde 2020 que não curam a Covid.

“Desde o início da pandemia, apoiamos a autonomia do médico na busca do tratamento precoce, seguindo recomendação do nosso Conselho Federal de Medicina. Eu mesmo fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso ‘off-label’ [fora do que prevê a bula]”, disse o presidente.

Bolsonaro também criticou medidas de lockdown adotadas para conter o vírus e disse que apoia a vacinação, mas que é contra a adoção de passaportes sanitários para garantir a acesso a certos locais somente a pessoas vacinadas.

Em redes sociais, outros parlamentares comentaram o discurso de Bolsonaro:

Eliziane Gama (Cidadania-MA), senadora: “Uma peça de ficção é a tônica do discurso do pres na ONU. Esqueceu da corrupção na compra das vacinas, da cobrança de propina, omitiu o desmatamento recorde e as quase 600 mil mortes da Covid-19. Voltou a defender tratamento precoce, é um negacionista cada vez mais isolado.”

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador e vice-presidente da CPI: “Do que o Brasil precisa: vacina; comida; investimentos; emprego. O que Bolsonaro fala na ONU: tratamento precoce. discurso contra a vacina. fake news contra prefeitos e governadores. Vexame!”

Humberto Costa (PT-PE), senador: “Um discurso de fake news. Bolsonaro fez o que faz de melhor: passou vergonha e mentiu ao planeta. Foram inverdades do começo ao fim.”

Bancada do PDT no Senado: “O presidente Jair Bolsonaro mente que nem sente. Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, disse que pagou auxílio de 800 dólares para 68 milhões de brasileiros. Na cotação de hoje, daria 4200 reais.”

Marina Silva, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente: “Mentiras sobre povos indígenas, cuidados à Amazônia, meio ambiente e sucessos na economia. Propôs charlatanismo no tratamento da Covid. Foi o que despejou Bolsonaro na ONU, para nossa vergonha e indignação. Até o correto uso de máscara, só o fez por força do protocolo sanitário.”

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf