Hang reclama de fake news citando fake news de aliada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O empresário bolsonarista Luciano Hang reclamou em depoimento à CPI da Covid, nesta quarta-feira, de já ter sido alvo de fake news. Ele citou boatos antigos de que suas lojas seriam na verdade de filhos dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff. Porém, senadores lembraram que, ironicamente, uma das pessoas que propagaram as notícias falsas na época, é sua atual aliada, a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP). O relator Renan Calheiros (MDB-AL) também exibiu o vídeo na sessão.

— Diziam que a Havan era dos filhos do Lula, da filha da Dilma — reclamou Hang em sua fala inicial.
— Quem disse isso? — questionou Omar Aziz (PSD-AM)
— O povo — respondeu o empresário.
— Foi a (Carla) Zambelli — lembrou o senador Humberto Costa (PT-PE)
— Isso, até a deputada caiu na fake news — disse Hang, constrangido.
— Caiu não, ela criou — rebateu Costa.

Internautas recuperaram nas redes sociais o vídeo em que Zambelli filma uma loja da Havan dizendo ser da “filha da Dilma”.

“Fico impressionada como os filhos de presidentes no Brasil ficam milionários e se tornam grandes empreendedores, né”, diz Zambelli no vídeo.

Além da informação falsa, ela ainda comete uma gafe ao sugerir que o nome “Havan” seria alguma referência à capital cubana Havana — quando na verdade é junção das sílabas dos nomes dos dois sócios-fundadores da empresa: Hang e Vanderlei de Limas.

“O mais interessante disso tudo é chamar ‘Havan’ a loja com uma estátua da liberdade do lado. Você vê, quer chamar a gente de idiota né? Uma estátua da liberdade com um símbolo que lembra Cuba”, diz a deputada.

 

O próprio Luciano Hang é investigado pelo envolvimento na disseminação de notícias falsa. Documentos obtidos pela CPI da Covid revelam que o blogueiro Allan dos Santos, acusado de propagar fake news, conseguiu financiamento do empresário bolsonarista.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf