Jovens que farão 16 anos até outubro podem votar ano que vem

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Filipe Araújo / Estadão

Jovens que completam 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, podem tirar a primeira via do título eleitoral e votar no pleito de 2002. Para isso, os jovens devem emitir o documento entre janeiro e maio do ano que vem, sendo que é possível realizar o procedimento pela internet.

A Justiça Eleitoral quer incentivar os jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto não é obrigatório, a participarem do processo eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral lançou neste mês a campanha ‘Bora Votar’, que será veiculada até o final do ano. Composta por peças veiculadas em TV, rádio e nas redes sociais da corte eleitoral, a ação destaca que ‘votar é um exercício de cidadania que fortalece a democracia’.

“Votar é um ato de cidadania. E estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. Por isso, o primeiro voto é o momento no qual jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia. É também um importante primeiro passo para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade”, frisa o TSE.

Para emitir o título de eleitor online, basta acessar o TítuloNet, pelo computador, tablet ou celular. O jovem deve acessar o sistema, selecionar a opção ‘não tenho’ na guia ‘Título de eleitor’ e preencher todos os campos indicados, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Em seguida, é necessário anexar fotografias ao requerimento para comprovação da identidade – uma selfie segurando um documento oficial de identificação, duas imagens da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto e o comprovante.

Além disso, é preciso juntar um comprovante de residência para concluir o procedimento. Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar. As imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta acessar a guia ‘acompanhar requerimento’ e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf