Líderes mundiais debocham de Bolsonaro por não tomar vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro conseguiu ser unanimidade entre tabloides sensacionalistas do Reino Unido, da direita e da esquerda, após demonstrar satisfação ao afirmar não ter se vacinado contra a covid-19 em uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em Nova York, nesta segunda (20). O presidente brasileiro está na cidade para a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Jornais também recuperaram declarações do presidente de dezembro do ano passado. Por exemplo, Criticado por demorar em adquirir vacinas para combater a pandemia, ele disse que a Pfizer não se responsabilizava por efeitos colaterais. E afirmou: “Se você virar um jacaré, é problema de você, pô. Não vou falar outro bicho, porque vão pensar que eu vou falar besteira aqui, né? Se você virar super-homem, se nascer barba em alguma mulher aí ou algum homem começar a falar fino”.

Os jornais também criticaram Bolsonaro pelo aumento no desmatamento da Amazônia. Diante das críticas, o conservador Boris Johnson, que foi duramente criticado por seu comportamento negacionista no início da pandemia no Reino Unido, apareceu como um estadista sensato.

Para citar trechos de apenas dois tabloides, o Mirror, mais à esquerda, e o Daily Mail, mais à direita:

Mirror:
“Boris Johnson quebrou o protocolo diplomático ao dizer para o presidente brasileiro Jair Bolsonaro ir se vacinar contra o coronavírus. Em uma reunião nas Nações Unidas, em Nova York, o primeiro-ministro sugeriu ao negacionista da covid, que se recusa a se vacinar, que fizesse isso.”

“Bolsonaro se gabou de ter desenvolvido ‘excelente’ imunidade contra a doença que matou quase 600 mil brasileiros.”

“Johnson disse que estava ‘encantado’ por conhecer o líder populista de extrema direita que disse que ‘seria incapaz de amar um filho gay’, descreveu uma política como ‘não digna’ de ser estuprada e rotulou os imigrantes como ‘a escória da Terra’.”

“À medida em que a imprensa era conduzida para fora da sala, Jonhson disse a eles: ‘Obrigado a todos, tomem vacinas da AstraZeneca’. Virou-se para Bolsonaro e disse ‘eu tomei duas vezes’. O líder brasileiro, que disputa a reeleição, apontou para si mesmo e balançou o dedo, dizendo ‘ainda não’ por meio de um intérprete antes de rir.”

“Ele já havia feito afirmações bizarras sobre vacinas, incluindo que elas podem transformar pessoas em jacarés.”

“Isso aconteceu depois que Boris Johnson disse aos líderes mundiais que ele estava ficando ‘cada vez mais frustrado’ com o fato que seus compromissos para enfrentar a crise climática ‘não estão nem perto do suficiente’. Bolsonaro é um notório cético do clima e tem governado sobre um a onda de desmatamento da Amazônia.”

“Boris Johnson exortou o presidente antivacina do Brasil, Jair Bolsonaro, a tomar doses da AstraZeneca enquanto ele elogiava seu sucesso na luta contra a pandemia do coronavírus.”

“Quando a imprensa foi conduzida para fora da sala principal, Johnson acrescentou: ‘Obrigado a todos, tomem AstraZeneca. Já tomei duas vezes.'”

“No entanto, o Bolsonaro apontou para si mesmo e balançou o dedo antes de responder ‘ainda não’ por meio de um intérprete.”

“Durante a reunião, os dois líderes discutiram suas próprias lutas contra infecções por coronavírus, antes de Bolsonaro dizer que havia desenvolvido imunidade ‘excelente’ à doença.”

“No ano passado, Bolsonaro foi recebido com críticas após atacar as vacinas contra o coronavírus e alegar que a injeção da Pfizer poderia transformar as pessoas em jacarés e também afirmar que ela poderia fazer com que barba crescesse nos rostos de mulheres.”

“Bolsonaro, que se recuperou da covid-19 no ano passado, insistiu em várias ocasiões que não tomará a vacina.”

“Ele disse anteriormente: ‘Algumas pessoas dizem que estou dando um mau exemplo. Mas para os imbecis, para os idiotas que falam isso, eu digo que já peguei o vírus, tenho os anticorpos, então por que me vacinar?”

“Bolsonaro recentemente foi alvo de críticas internacionais por suas ações para reverter a proteção legal para a floresta amazônica, acelerando o desmatamento.”

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf