Lula diz que prioridade da Petrobras é lucro de acionistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira a política de preços da Petrobras, com os sucessivos aumentos nos combustíveis, e disse que a petrolífera tem acumulado recursos para beneficiar os acionistas, sobretudo os americanos.

Pré-candidato à Presidência, Lula disse que, se for eleito em 2022, não subordinará o preço da gasolina e do óleo diesel ao mercado internacional.

Ele fez os comentário em uma entrevista à rádio Capital FM 101.9, de Cuiabá.

Lula disse que é “inadmissível” a Petrobras aumentar mais uma vez o preço do óleo diesel e da gasolina, que já custa R$ 7 em diversas cidades pelo país, e disse que “só teria explicação” vincular o preço do combustível nacional a uma política de preços internacional se o Brasil fosse importador de petróleo.

“O Brasil é autossuficiente na produção de gasolina, de óleo diesel. Não teria que estar subordinado ao preço internacional”, afirmou.

“Na verdade, o que a Petrobras está fazendo é fazer acúmulo de dinheiro para pagar os acionistas, sobretudo os acionistas americanos. Não tem explicação aumentar o preço do combustível por causa do preço internacional”, afirmou o ex-presidente petista.

“O Brasil pode ter um preço próprio para gasolina, óleo diesel, gás de cozinha. Não tem explicação”, reiterou.

Lula criticou o presidente Jair Bolsonaro como “irresponsável” e disse que o governo federal não consegue resolver os problemas do país. Ao ser questionado se os governadores poderiam ter algum tipo de influência no preço dos combustíveis, com a redução de impostos, Lula afirmou que quem deve controlar a política de preços é o governo federal.

“Qualquer redução [de imposto] é necessária para a gente amenizar o sofrimento do povo brasileiro. Mas o governo brasileiro precisa assumir a responsabilidade porque não tem explicação o aumento do combustível da forma liberada como está hoje”, disse o ex-presidente.

“Quem está ganhando com isso são os investidores nas ações da Petrobras e não os consumidores brasileiros, que são vítimas quando pagam pelo combustível e são vítimas também quando vão comprar um quilo de feijão ou arroz no supermercado porque o imposto do aumento da gasolina está colocado no preço da comida”, afirmou. “É irresponsabilidade pura.”

Ao ser questionado sobre qual deverá ser o preço da gasolina se for eleito para mais um mandato, Lula disse que em eventual governo do PT não haverá a subordinação do preço da gasolina, do óleo diesel e do gás ao mercado internacional. O petista criticou ainda a gestão do governo Bolsonaro na Petrobras. “Estão vendendo tudo que a gente tinha, gasodutos, a BR [Distribuidora] e vão perdendo o controle o preço do combustível”.

Lula avalia que Bolsonaro não está “morto” eleitoralmente e poderá recuperar parte da popularidade até a disputa de 2022. Ele defendeu a pulverização de candidaturas na próxima eleição presidencial para enfrentar Bolsonaro e criticou a ideia de construção de uma “terceira via” por partidos de centro e de direita.

Disse discordar da avaliação política de que Bolsonaro está muito fraco para disputar a reeleição e criticou a estratégia eleitoral dos que defendem a “terceira via” para quebrar a polarização entre PT e Bolsonaro.

“Aqueles que defendem o ‘nem nem’ [nem Bolsonaro, nem Lula], eles têm a ideia de que Bolsonaro está morto, coisa que eu não acredito, porque quem está na Presidência nunca está morto na política. Pode se recuperar porque tem a caneta e pode fazer muita coisa”, disse o ex-presidente. “Então, partem do pressuposto de que se bater só no Bolsonaro, Lula pode vencer no primeiro turno, então tem que bater no Lula também. Essa é que é a lógica”.

Em pesquisa Datafolha realizada neste mês, entre os dias 13 e 15, o governo Bolsonaro registrou uma reprovação de 53%, pior índice desde o início do mandato, em 2019. Na disputa eleitoral, o presidente seria derrotado por Lula. O petista tem 44% das intenções de voto e Bolsonaro, 26%, em um dos cenários testados pelo instituto. No segundo turno, Lula venceria por 56% a 31%.

O ex-presidente petista, no entanto, disse que o cenário poderá mudar.

Ao ser questionado sobre as críticas feitas pelo pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, à sua pré-candidatura, Lula afirmou que o ex-aliado usa a bandeira do antipetismo para tentar buscar votos de eleitores de Bolsonaro, mas disse que Ciro está “equivocado” e caminha para o isolamento político.

Em movimento contrário ao que o PT e partidos de esquerda têm defendido, de criação de uma frente ampla para disputar em 2022, Lula pregou a pulverização das candidaturas presidenciais e disse que todos os partidos deveriam lançar nomes. E criticou como um “empobrecimento da política” a busca por um candidato único que represente o centro e a direita, na “terceira via”.

“Em vez de ficar inventando ou discutindo a terceira via, que todo mundo lance candidato. As eleições serão em dois turnos. Vamos ver qual é a força de cada partido político. Esse deve ser o jogo mais tranquilo, mais democrático”, disse. “Acho empobrecimento da política essa discussão da política [sobre a terceira via]. Têm 32 partidos, muitos partidos que fazem parte do Centrão. Todo mundo poderia ter candidato”, declarou na entrevista. “É como se tivessem fazendo o Enem para procurar um candidato quando tudo poderia ser resolvido de uma forma simples. Cabe aos partidos lançarem candidatos. Vamos lançar cinco, seis, dez, quinze, vinte candidatos e vamos deixar o povo livremente ir à urna eletrônica e escolher quem será o futuro presidente”.

Valor Econômico

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf