Ministério da Saúde desmente Butantan

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Molina/Zimel Press / Agência O Globo

O Ministério da Saúde trava mais um embate com o Instituto Butantan sobre a Coronavac. O imbróglio da vez diz respeito ao contrato de 100 milhões de doses que a entidade assinou com o governo federal. A pasta pediu explicações para o Butantan, pois avalia que teria havido quebra de contrato, ao alegar que nem todas as doses foram entregues.

Pelo acordo, o Butantan poderia fornecer vacinas a outros governos depois que a totalidade de 100 milhões de doses chegassem ao governo federal. O site do Ministério da Saúde, no entanto, contradiz o argumento da própria pasta. Dados do portal apontam a entrega de 101,3 milhões de doses pelo Butantan. Esse número se refere a todas as doses de Coronavac recebidas pelo governo federal até o momento, inclusive as 12 milhões de vacinas interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) porque foram envasados em um laboratório que não foi inspecionado pela agência.

Como essas 12 milhões de vacinas não poderão ser usadas no Brasil, o Ministério da Saúde diz que o laboratório paulista precisa honrar o contrato de exclusividade com o governo federal antes de vender vacinas aos Estados. Ontem, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a venda de 2,5 milhões de vacinas do Butantan para cinco Estados brasileiros.

O Butantan se comprometeu a substituir as 12 milhões vacinas interditadas pela Anvisa até 30 de setembro, data em que o contrato com a Saúde se encerra. Na quinta-feira, a pasta questionou o Butantan sobre a venda da Coronavac aos Estados. Se o ministério acionar o Instituto na Justiça por quebra de contrato, o governo de São Paulo usará os dados do portal como munição de contra-ataque.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf