Nunes Marques interrompe julgamento do armamentismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), interrompeu o julgamento das ações que questionam a política armamentista do governo Jair Bolsonaro. O placar parcial está em três a zero pela inconstitucionalidade dos decretos editados por ele. Não há data para a retomada do caso. Os processos começaram a ser julgados em abril. Na ocasião, os ministros Edson Fachin e Rosa Weber votaram no sentido de suspender trechos dos decretos, por verem prejuízos à segurança pública. Em seguida, Alexandre de Moraes pediu vista. Com a devolução do voto de Moraes nesta sexta-feira, aliando-se a Fachin e Rosa, foi a vez de Nunes Marques pedir mais tempo para analisar os autos. Além dele, faltam votar os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

No voto escrito incluído no plenário virtual, Moraes afirmou que Bolsonaro extrapolou sua função regulamentar ao editar dispositivos que, na verdade, deveriam ter sido discutidos no âmbito do Congresso Nacional. Atualmente, por força de uma liminar concedida por Rosa em abril, parte dos decretos de Bolsonaro está suspensa. Ela disse ver indícios de “prejuízo ao sistema de controle de armamentos e à segurança pública”. A ministra também disse que as medidas reduzem o poder de fiscalização da Polícia Federal, ferem o princípio da razoabilidade ao permitir o porte de armas a cidadãos sem treinamento e criam “risco social incompatível com os ideais constitucionalmente consagrados”.

Valor Econômico

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf