Partido da fusão DEM-PSL quer atrair Alckmin e Zema

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Editoria de Arte

Após o avanço do projeto de fusão, na semana passada, DEM e PSL agora unem esforços para trazer nomes de peso para disputar as eleições de 2022 nos dois estados com os maiores colégios eleitorais do país. Representantes de ambas as siglas desejam que o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, de saída do PSDB, ingresse na legenda que resultará da união para concorrer novamente ao Palácio dos Bandeirantes. As primeiras indicações são de que o tucano está disposto a conversar. Em outra frente, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, avalia deixar o Novo, e vem se aproximando do presidente do DEM, ACM Neto, com quem se reuniu em Brasília, segundo a colunista Bela Megale.

O GLOBO apurou que, na última quinta-feira, Alckmin se encontrou com Antônio Rueda, vice-presidente nacional do PSL. Antes, o tucano já havia conversado com dirigentes do DEM. Para integrantes das duas siglas, o tucano é um nome com mais musculatura política para disputar o governo de São Paulo do que o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), preferido do governador João Doria. Para seduzir Alckmin, DEM e PSL destacam que a fusão deixaria a legenda com o maior fundo eleitoral do país, angariando cerca de R$ 330 milhões em 2022, e o maior tempo de propaganda na televisão.

Além do apoio de Rueda, Junior Bozzella, vice-presidente do PSL de São Paulo, também defende a candidatura do ex-governador e sonha com uma chapa que tenha Garcia como vice:

— Tínhamos um projeto de candidatura própria em São Paulo com o Major Olimpio (senador que morreu de Covid em março deste ano). A ausência dele nos obrigou a recalcular. A discussão hoje é convergir com Rodrigo Garcia e com Geraldo Alckmin. O projeto de fusão faz com que possamos eleger de 30% a 40% de governadores do país. E a vinda de um nome de peso como Alckmin é importante, pois agrega musculatura na eleição majoritária e ainda fortalece a candidatura de deputados federais. Nessa união há um interesse de ambas as partes — afirmou Bozzella.

A negociação, no entanto, não agrada a José Luiz Datena, pré-candidato do PSL à Presidência, que diz não ter sido consultado.

— Foi acordado com a executiva nacional do PSL que eu seria candidato a presidente da República, a governador de São Paulo ou a senador, dependendo do resultado de pesquisas no ano que vem — afirmou o apresentador de televisão, descontente com a sondagem feita a Alckmin para disputar o Palácio dos Bandeirantes.

Alckmin também mantém diálogos com o ex-governador Márcio França (PSB) e com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que atua para afastá-lo da fusão. No último sábado, o tucano se reuniu com os dois em um evento em São Paulo. Alckmin também negocia com o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) um “pacto” contra Doria, seu ex-apadrinhado no PSDB e atual adversário político, nas eleições do ano que vem. A dupla estuda a possibilidade de apoio mútuo em um eventual segundo turno em São Paulo contra Garcia. Procurado, Alckmin não retornou o contato.

Enquanto isso, Zema é outro nome no radar. Aliados do governador mineiro defendem a entrada em um partido mais robusto para tentar a reeleição, com mais recursos do fundo partidário, o que a fusão garantiria. Para a negociação avançar, entretanto, Zema depende da decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), cortejado pelo PSD. Caso o chefe do Congresso permaneça no DEM, a ida de Zema deve passar pela análise dele.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf