Presidência da República está desperdiçando… ÁGUA!

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sa/AFP

Enquanto 40% do território brasileiro sofre em algum grau a pior estiagem que se tem notícia em mais de um século e o país vive risco de apagão em razão do baixo nível dos seus reservatórios, como mostra reportagem de VEJA desta semana, a recomendação de autoridades é uma só: fechar a torneira e economizar. Apesar de óbvia, a instrução para diminuir o consumo de água não tem surtido muito efeito no Palácio do Planalto.

De acordo com dados do próprio governo, o consumo de água saltou de 5,3 milhões de litros em fevereiro para 10,4 milhões de litros em julho em todos os prédios vinculados à Presidência da República, entre eles os palácios do Planalto e da Alvorada e a Granja do Torto — justamente no período em que as chuvas tornaram-se mais raras.

Muito embora o consumo de água do estafe presidencial já tenha sido maior em 2019, desde outubro daquele ano não se ultrapassava a barreira dos 10 milhões de litros — e o Brasil não vivia um período de seca tão dramática quanto agora. De janeiro a julho, o governo federal já gastou 1,64 milhão de reais no fornecimento de água (em julho, a conta ultrapassou os 300 mil reais).

Se o uso consciente da água não tem sido exemplar nos prédios do Poder Executivo, o consumo de energia elétrica no inverno, tradicionalmente mais alto nesta época do ano, está em queda. Os palácios presidenciais e seus anexos gastaram 788 mil kWh de eletricidade no mês de julho — o segundo menor valor desde janeiro. Até agora, já foram gastos 4,4 milhões de reais com a conta de luz.

Procurada, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República ainda não respondeu à reportagem.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf