Presidente da CPI não consegue convocar Braga Netto

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Metrópoles

Omar Aziz, presidente da CPI da Pandemia, defendeu à coluna nesta quinta-feira (16/9) a convocação do general Walter Braga Netto, ministro da Defesa e ex-ministro da Casa Civil, mas afirmou que a comissão não tem os votos necessários para aprovar a medida. Braga Netto coordenou os ministérios no combate à pandemia e até ditava o que outros ministros diriam à imprensa.

“Por mim, a comissão ouvia o Braga Netto. Mas o pessoal não quer aprovar. O ministro era o coordenador de tudo isso. Há muito poucas chances de que ele seja convocado. Nesse caso, a CPI vai deixar de explicar algumas coisas”, afirmou Aziz. O presidente do colegiado fez coro ao relator, Renan Calheiros, que horas antes também pediu que o general dê explicações aos senadores.

No início da pandemia, no primeiro semestre de 2020, Braga Netto era o ministro da Casa Civil e tinha papel central na gestão do Poder Executivo contra o vírus. À frente do comitê de crise do governo federal contra a pandemia, o militar comandava as entrevistas coletivas à imprensa e ditava até o que os ministros falariam aos repórteres.

Em março daquele ano, Braga Netto fez uma intervenção para que Sergio Moro, ministro da Justiça, e Paulo Guedes, ministro da Economia, não respondessem o que pensavam do isolamento social.

Há outro ponto que a CPI poderia esclarecer se ouvisse o hoje ministro da Defesa: ele é suspeito de ter sido o responsável por uma reunião, no Planalto, em que o governo tentou mudar a bula da cloroquina, medicamento ineficaz contra a Covid.

Dois senadores já apresentaram requerimentos de convocação para Braga Netto: Humberto Costa, do PT de Pernambuco, e Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf