Temer afirma que desculpa de Bolsonaro não é desculpa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Michel Temer relatou que Jair Bolsonaro não pediu desculpas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a conversa na quinta-feira (9), mesmo depois de o presidente da República ter chamado publicamente o magistrado de “canalha” durante uma manifestação no 7 de setembro.

Responsável por colocar Bolsonaro em contato com Moraes, Temer disse nesta sexta-feira (10) que acompanhou todo o diálogo entre o presidente e o ministro ontem, que durou 15 minutos, e afirmou que apesar do tom “cordial” e “amigável” de ambos, não houve um pedido formal de desculpas.

“Ele [Bolsonaro] não pediu desculpa. Não chegou a fazer isso. Mas revelou, seja por escrito seja verbalmente, que aquilo foi o calor do momento e nada mais do que isso”, disse Temer, em entrevista à BandNews hoje, ao falar sobre o ataque feito pelo presidente diretamente ao ministro do Supremo há três dias. O ex-presidente disse que ligou a Moraes e que ouviu a conversa no viva-voz do telefone.

Ainda de acordo com Temer, Bolsonaro disse a Moraes não ter “nada pessoal” contra o ministro, mas destacou as divergências jurídicas com o magistrado. Na conversa, o presidente teria afirmado ainda que chamou o ministro do STF de canalha por conta do “calor do momento”, no 7 de setembro, e disse, ontem, ter respeito pelo magistrado.

Temer foi chamado por Bolsonaro para tentar apaziguar a crise com Moraes e o STF, além das manifestações de caminhoneiros que bloquearam por dois dias seguidos parte de rodovias federais no país.

O ex-presidente redigiu uma “declaração à nação”, na qual afirma que Bolsonaro nunca teve a “intenção de agredir quaisquer dos poderes”. Temer foi a Brasília, a pedido de Bolsonaro, que enviou um avião a São Paulo para buscá-lo. O ex-presidente reforçou que foi o autor do documento e disse que Bolsonaro alterou “somente uma sentença”, que não mudou o teor do texto. Na noite anterior à viagem a Brasília, Temer conversou com Alexandre de Moraes. De acordo com o ex-presidente, tanto Bolsonaro como Moraes buscaram afirmar que as divergências não têm caráter pessoal.

Temer classificou a crise política que se agravou no 7 de setembro como “intolerável” e disse ter afirmado a Bolsonaro que ele não poderia ter chamado Moraes de “canalha”.

O ex-presidente disse ainda ter aconselhado Bolsonaro a acabar com os protestos dos caminhoneiros, para evitar um desgaste político ainda maior. “Disse: ‘não se equivoque, porque este problema vai cair no seu colo. O povo não vai querer saber se [o protesto] é culpa do Supremo. Isso vai tudo para o seu colo”, relatou Temer.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf