TSE transmitirá testes com urnas ao vivo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso disse que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passará a transmitir ao vivo os testes de verificação da urna eletrônica para aumentar a interlocução com a sociedade civil e encerrar a desconfiança “artificialmente criada em uma minoria da população”.

Atual presidente do TSE, Barroso falou a jornalistas ontem sobre a criação de uma comissão com especialistas em computação, membros da sociedade civil e de instituições públicas – inclusive Forças Armadas – para o acompanhamento das eleições presidenciais de 2022 e sua apuração. As declarações foram dadas depois do encerramento do teste de integridade de urnas sorteadas em eleições suplementares realizadas em quatro cidades brasileiras neste domingo.

Questionado sobre os ataques de Bolsonaro a ele e os pares de STF, Barroso foi evasivo e disse que só repsonderia a questões institucionais relacionadas ao procedimento realizado pelo TSE. “Questões pessoais eu trato com a absoluta indiferença que merecem”, disse .

“Como o TSE tem procurado demonstrar, o sistema é absolutamente seguro, está em aplicação desde 1996 e jamais registrou qualquer tipo de fraude. Porém, é fato que criou-se, ao menos artificialmente, em alguma minoria da população, um grau de desconfiança”, disse, ao comentar indiretamente as teses bolsonaristas.

O ministro disse que as instituições devem ser “responsivas” e aumentar o grau de interlocução com a sociedade. Ele lembrou que há testes de urnas “antes, durante e depois” das votações.”Também teremos uma comissão de transparência das eleições composta por professores da área de computação. Vamos trazer o estado da arte em matéria de computação na academia para acompanhar cada passo do processo eleitoral”, detalhou. Barroso lembrou que estes sistemas são criptografados e internos, e que a urna nunca entra em rede, o que impede invasões ao apareho. Os dados da votação, disse o ministro, são armazenados em um pen-drive, este sim responsável pela tramissão ao sistema central.

Os dados repassados podem ser comparados ao do boletim de urna, espécie de talão impresso pelo próprio aparelho com seu resultado no encerramento das atividades da seção eleitoral.

“É fantasia, ficção, equívoco, achar que pode haver fraude nessa transmissão [de dados das urnas para o TSE]. E, ainda que houvesse, o resultado é o que está no boletim de urna impresso [nas seções eleitorais às 17h], que os candidatos podem conferir”, afirmou.

Os testes de integridade desse domingo, simultâneos à votação, foram realizados em urnas que seriam utilizadas nos municípios de Silva Jardim e Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro. Os eleitores dessas localidades votaram hoje para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos, porque o pleito de 2020 estava sub judice e seus vencedores não chegaram a ser diplomados. Também houve eleições, mas sem testes, nos municípios de Campo Grande, em Alagoas, e Gado Bravo, na Paraíba.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf