Vacinas tem fortes quedas de eficácia após 80 anos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Danilo Verpa

Um novo estudo de cientistas da Fiocruz mostra a influência da idade na efetividade das principais vacinas usadas no Brasil. E revela os níveis de proteção que cada uma delas confere, especialmente à população que tem mais de 80 anos.

De acordo com o trabalho, a proteção é extremamente alta entre os mais jovens —no caso da Coronavac, ela é de 81,5% para óbitos depois da segunda dose entre os que têm entre 20 e 39 anos; no da AstraZeneca, de 97,9%.

O estudo analisou a efetividade da Pfizer apenas depois da primeira dose, já que foi feito entre janeiro e julho —e a segunda dose desta vacina ainda não tinha sido amplamente aplicada. Só a injeção inicial, no entanto, já conseguiu efetividade de 86,1% na prevenção de mortes entre os que têm entre 20 e 39 anos.

O alto nível de proteção das vacinas para óbitos se mantém na faixa dos 40 aos 59 anos. A coisa muda de figura quando a idade avança.

Entre os que têm entre 60 e 79 anos, a efetividade da Coronavac foi de 71,2% depois da segunda dose. A da AstraZeneca, de 89,5%.

Acima dos 80 anos, a efetividade da Coronavac caiu para 45%, e a da AstraZeneca baixou para 84,6%.

“O estudo mostra que as vacinas têm alta efetividade em várias faixas etárias, mas ela se reduz significativamente para os que têm mais de 80, especialmente no caso da Coronavac, o que gera preocupação sobre os cuidados que devemos ter para essa faixa etária”, diz Daniel Villela, da Fiocruz.

O Instituto Butantan afirma que submeteu o estudo também a cientistas da chinesa Sinovac, que desenvolveu a vacina. Eles ponderaram que a descrição da metodologia do trabalho é limitada, o que não permite saber os padrões estatísticos adotados por ele.

A instituição afirma ainda que não é correto comparar vacinas. E que o prazo de aplicação delas faz toda a diferença quando se analisa a resposta ao imunizante.

No caso da Coronavac, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de um mês, e os idosos completaram a imunização há mais tempo do que aqueles que receberam a vacina da AstraZeneca, cujo intervalo entre as doses é de três meses.

Isso faria toda a diferença já que estudos mostram que, com o tempo, a resposta do organismo à vacina pode cair, especialmente entre os mais velhos.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf