Veja compara Bolsonaro com presidente da Argentina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR /Agustin Marcarian/ Reuters/VEJA

Matéria da revista Veja mostra a imprensa brasileira ainda vitimada pelos enganos fatais que jogaram o Brasil nessa situação. Além de comparar Lula a Bolsonaro, compara presidentes argentino e brasileiro. Nenhum dos comparados com Bolsonaro é negacionista ou jamais perpetrou qualquer ameaça à democracia, além de terem excelente desempenho no social. Mas, para a Veja, são todos iguais. Confira a matéria, abaixo

Eles mal se conhecem e se detestam. Jair Bolsonaro não gosta de Alberto Fernández, presidente da Argentina, que cultiva aversão a Bolsonaro. E demonstram em público.

Líderes das duas maiores economias da América do Sul, atravessaram nos últimos dois anos se esforçando para implodir a principal obra de cooperação entre os dois países, o Mercosul. Ainda não conseguiram, porque não sabem o que colocar no lugar.

Nos últimos 16 meses, Bolsonaro e Fernández lidaram com a pandemia de maneira diferente, e chegaram ao mesmo lugar, aos tropeços, com grande desgaste expresso nas elevadas taxas de desaprovação dos governados.

Agora, por razões e em níveis diferentes, estão hipnotizados por aflições econômicas comuns na alta inflação e desemprego, na corrosão da renda e expansão da pobreza, e no declínio da produção e do consumo. Bolsonaro tem um ônus extra, a condicionante energética.

Na última semana, também por trilhas diferentes, se perderam em graves crises políticas domésticas, que eles mesmos criaram.

Bolsonaro vislumbrou o impeachment no confronto com o Judiciário, e se rendeu — o prazo de validade do recuo registrado por escrito é um enigma só desvendável com o tempo.

Fernández saiu das urnas, nas eleições primárias legislativas com voto obrigatório, dividindo com a vice Cristina Kirchner a maior derrota da história do peronismo. O fracasso rachou o governo e a sociedade política com a ex-presidente Kirchner.

Perderam no voto (31%) para a oposição liberal-conservadora (40%) liderada pelo ex-presidente Mauricio Macri na maioria (75%) dos colégios eleitorais, incluindo Buenos Aires, onde se concentram quatro de cada dez eleitores argentinos. Acabaram despejados do controle eleitoral do interior, motor da histórica hegemonia peronista nas províncias agrícolas.

“Algo não fizemos bem”, consolou-se Fernández diante dos boletins de apuração. “Quem nunca errou?”, amenizou Bolsonaro, ao comentar os motivos da sua carta de rendição política. “Às vezes, custa caro para a gente”, acrescentou.

Adversários na política, os presidentes do Brasil e da Argentina têm mais afinidades na vida do que são capazes de admitir. Entre elas está a autocomplacência.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf