11 pessoas ligadas à Prevent Senior serão indiciadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O parecer final do relator Renan Calheiros (MDB-AL) na CPI da Covid pede, no total, o indiciamento de 11 pessoas ligadas à operadora de Saúde Prevent Senior, acusada de conduzir testes com medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento à covid-19 e ocultar a doença em certidões de óbito de pacientes. Mais de 100 páginas do documento foram dedicadas ao caso. “Capítulo especial deste relatório é dedicado às atrocidades perpetradas pelo Grupo Prevent Senior, organização dedicada à administração de plano de saúde voltado para o público idoso, que acabou por ganhar sombria notoriedade em razão de suas ligações com o governo federal.”

Aos dois donos da empresa, Fernando Parrillo e Eduardo Parrilo, bem como o diretor-executivo Pedro Benedito Batista Júnior, o senador atribui os crimes de perigo para a vida ou saúde de outrem; omissão de notificação de doença; falsidade ideológica; e crime contra a humanidade. São listados ainda oito médicos, por suposta participação na condução de pesquisas fraudadas com o chamado “kit covid” e alteração em atestados de óbito – há diferentes acusações a cada um dos profissionais, entre elas de falsidade ideológica, perigo para a vida ou saúde de outrem e omissão de notificação de doença.

O relatório ressalta a conveniente aproximação da Prevent Senior com o governo do presidente Jair Bolsonaro. Lembra que “haja vista que as tentativas de se aproximar do [então] ministro Luiz Henrique Mandetta falharam, a empresa foi atrás de outros interlocutores no governo federal. Segundo ela, havia em Brasília um grupo – ligado ao Ministério da Economia – desejoso de evitar que houvesse medidas restritivas. Houve, assim, a convergência de diversos grupos interessados em apoiar as ideias o Presidente da República: membros da equipe econômica, especialistas defensores da cloroquina e, é claro, a direção da Prevent Senior, que viria a oferecer algo muito relevante para o grupo de Brasília – um embasamento supostamente científico da validade do tratamento precoce”.

A CPI apurou que condutas praticadas em unidades da Prevent Senior alcançam o crime de omissão de notificação de doença. ”Com efeito, verificou-se que os casos de alguns pacientes internados com covid-19 junto à referida operadora de saúde não foram informados às autoridades sanitárias”. Seria o caso, cita o documento, da internação do médico Antony Wong, defensor do tratamento precoce e cuja certidão de óbito não constava a covid-19 como causa. “A omissão do exato número de casos às autoridades de saúde impediu a coleta de informações precisas e, inevitavelmente, comprometeu a definição de políticas de saúde apropriadas para o enfrentamento dessa doença. Pelos documentos analisados e depoimentos colhidos, deve ser responsabilizado por essas condutas Pedro Benedito Batista Júnior, diretor-executivo da Prevent Senior, que era responsável por definir os protocolos de atendimento de todo o corpo médico relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus nas unidades da operadora de saúde”.

Pedro, defende o relator, “por certo não agiu sozinho” e pede aos órgãos de investigação e persecução penal que os donos da Prevent Senior, Fernando Parrillo e Eduardo Parrillo, também respondam pelo episódio. “Eles seriam os maiores beneficiários finais das ações criminosas perpetradas e detinham poder de comando para, caso quisessem, determinar que as notificações dos casos de covid-19 fossem feitas de modo adequado. Como a omissão apenas beneficiava a operadora de saúde, maquiando as suas estatísticas e gerando uma propaganda enganosa, não é crível que os irmãos desconhecessem essa prática do grupo Prevent Senior”.

Renan Calheiros conclui defendendo a regulação do setor de saúde privada em favor de seus usuários. “É preciso distinguir entre a empresa e os seus dirigentes. Isso me parece importante em razão da quantidade de beneficiários que são atendidos. Milhares, milhões, de brasileiros dependem dos serviços privados de saúde. Além disso, parece fundamental que os Conselho Regionais de Medicina, Ministérios Públicos Estaduais e ANS façam uma grande devassa. Prevent Senior, Hapvida, várias Unimed e muitos outros hospitais públicos e privados brasileiros que abraçaram a insânia comandada pelo Presidente da República.”

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf