Bolsonaro agora quer privatizar a Petrobras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (14) que tem “vontade” de privatizar a Petrobras e irá consultar a equipe econômica sobre o assunto. A declaração ocorreu após o presidente ser questionado sobre a alta no preço dos combustíveis e do gás de cozinha.

“É muito fácil. Aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro. Eu tenho vontade, já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade, vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer. Porque o que acontece? Eu não posso… Não é controlar, eu não posso melhor direcionar o preço do combustível, mas quando aumenta a culpa é minha. Aumenta o gás de cozinha e a culpa é minha, apesar de ter zerado o imposto federal, coisa que não acontece por parte de muitos governadores”, argumentou, em entrevista a uma rádio religiosa de Pernambuco.

Diante da escalada de aumento dos preços, o presidente reiterou que não tem responsabilidade sobre os reajustes porque a estatal de petróleo tem autonomia.

“Eu posso interferir na Petrobras? Posso, mas não devo. Se interferir, vou responder por crime de responsabilidade. Eu posso baixar a gasolina para R$ 3 na bomba? Até posso fazer isso, mas é crime de responsabilidade”, pontuou.
“O preço do combustível não está alto agora, sempre esteve alto. Eu lembro do meu tempo de garoto. Agora, a Petrobras tem autonomia para isso, é uma empresa de economia aberta, está na bolsa valores do mundo todo, uma interferência aqui arrebenta lá”.

Bolsonaro ainda elogiou o presidente da Câmara, Arthur Lira, pela aprovação ontem de um projeto que muda a forma de cobrança do ICMS dos combustíveis. Alvo de críticas dos Estados, o texto ainda será analisado pelo Senado.

“O projeto [sobre ICMS] aprovado ontem não foi o projeto ideal, mas cumprimento o Arthur Lira porque ele conseguiu aprovar o que foi possível. Diminui este ano 7% o preço do combustível, que é a previsão, tem que passar no Senado, e quem sabe no ano quem vem a gente diminua mais 7%. A gente não tem como resolver um problema crônico, de décadas, de uma hora para outra”, finalizou.

Valor Econômico

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf