Câmara diz que sem vacina Bolsonaro não entra

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Câmara confirmou nesta sexta-feira (29/10) que Jair Bolsonaro será proibido de entrar na Casa até se vacinar contra a Covid, o que ele prometeu não fazer. De volta ao trabalho presencial nesta semana, a Câmara começou a exigir comprovação de vacinação, aferição da temperatura e uso de máscara, medida que o presidente pouco adota em público.

Em resposta a um questionamento da coluna, que citou autoridades federais, a Câmara informou que obrigará o cumprimento dessas regras a todos que entrarem na Casa. A medida de segurança sanitária atendeu a um pedido da oposição no mês passado.

Deputados ou servidores com acesso aos plenários, seguiu o órgão, poderão substituir o comprovante de vacinação por um laudo laboratorial que comprove a imunização. Até esta sexta-feira (29/10), funcionários que atestaram a vacinação à Câmara receberam um pequeno adesivo, sem holograma, para o crachá.

Contrariando recomendações básicas de saúde, Bolsonaro não tomou a vacina, atacou os imunizantes e afirmou que não se imunizará. 607 mil brasileiros morreram por causa da doença. Nesta semana, o presidente teve uma live apagada pelo Instagram, Facebook e Twitter por ter dito mentiras sobre a vacina. O presidente também circula sem máscara em público, o que motivaria outra proibição na entrada da Câmara.

Bolsonaro também prometeu vetar um projeto do Congresso que prevê o “passaporte da vacina” no país. O texto foi aprovado no Senado em junho e ainda não foi votado pela Câmara.

O momento não é dos mais tranquilos para o governo na Câmara. A base tem mostrado dificuldade em aprovar pautas importantes para o Planalto, a exemplo da PEC dos precatórios e a medida provisória do Auxílio Brasil — que Bolsonaro entregou aos deputados pessoalmente em agosto.

Metrópoles 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf