Congresso espanhol critica Bolsonaro e exalta democracia no Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Eleita em 2019 para o congresso espanhol pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha, a advogada brasileira natural do Sergipe Maria Dantas conseguiu nesta quarta-feira que seus colegas aprovassem uma moção de apoio e solidariedade ao povo brasileiro “em sua luta pela vida, proteção e defesa do meio ambiente e pelas instituições democráticas”.

O texto com críticas aos 1.000 dias de gestão de Jair Bolsonaro foi aprovado por 21 votos a 14 na Comissão de Assuntos Externos do Congresso da Espanha. A moção menciona assuntos de interesse dos europeus progressistas sobre o Brasil, como o aumento do supremacismo branco, o desmatamento da Amazônia e a violência contra povos indígenas, as ameaças aos direitos LGBTQI+, o racismo contra populações negras, o aumento da pobreza extrema e, por fim, o uso do chamado ‘kit covid’ e as revelações da CPI da Pandemia.

O documento cita ainda os mais de 100 pedidos de impeachment já apresentados contra o presidente e pede que o governo espanhol transmita ao Brasil suas preocupações com relação à instabilidade política do país. O texto faz ainda críticas a Paulo Guedes, lembrando de sua simpatia pelo modelo econômico adotado na ditadura do Chile, atualmente um dos países mais desiguais do mundo.

Dantas é a primeira brasileira eleita para uma cadeira no parlamento da Espanha. Entre suas pautas está a defesa dos direitos dos imigrantes. “Foram meses preparando esta iniciativa parlamentar, em busca de várias representatividades políticas, não só dos partidos de esquerda, mas desde anticapitalistas até a direita liberal, o que seria, aqui, o partido de Angela Merkel”, disse ela.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf