Furo do teto faz Bovespa ter maior queda na pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Victor Moriyama / Antonio Cruz/Agência Brasil / Cris Faga/NurPhoto/Getty Images

O Ibovespa ganhou motivos de sobra para descer ladeira abaixo nos últimos dias e encerrou a semana em queda de 7,28%, a maior desde outubro de 2020. Nesta sexta-feira, 22, a bolsa brasileira encerrou o pregão a 106.296,18 mil pontos, patamar mais baixo desde novembro do ano passado, e uma queda diária de 1,34%. O principal motivo desta desvalorização foi a confirmação pelo governo do que já era temido pelo mercado: o furo do Teto de Gastos. A aprovação da extensão do Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família, a um custo de 30 bilhões de reais a mais do limite colocado pela âncora fiscal é um marco para os investidores, que pararam de confiar no compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas do país.

Este temor já rondava os mercados e o Ibovespa vinha em gradual descida desde o meio do ano, quando o ministro da Economia, Paulo Guedes, alertou sobre o impacto do “meteoro dos precatórios” no Teto Fiscal. Quando a única regra de responsabilidade fiscal do governo “sobrevivente” foi colocada em dúvida, a luz amarela se acendeu e os investidores passaram a tirar o pé do acelerador na compra de ativos brasileiros. No final de setembro, a bolsa já havia atingido 110 mil pontos, mostrando que o seu melhor momento, quando bateu o recorde histórico de 130.776 mil pontos em junho, havia ficado para trás.

Não fossem os panos quentes colocados pelo governo, a queda teria sido ainda maior. Nesta sexta, a bolsa brasileira chegou a cair 4% com os rumores sobre a saída de Paulo Guedes do governo, porém um pronunciamento conjunto com o presidente Bolsonaro assegurou que ele permanecerá no cargo. Na quinta-feira, o Ibovespa chegou a cair 4% com a debandada de quatro secretários da equipe de Guedes, mas encerrou em desvalorização de 2,75%. Já na terça-feira, com os rumores sobre a extensão do Auxílio Brasil a 400 reais até o final de 2022, a bolsa brasileira encerrou em queda de 3,28%, a 110.672,76 pontos.

“O mercado segue apreensivo com a questão fiscal e como se dará as contas daqui para a frente, principalmente seu impacto na inflação. Mas alguns setores se beneficiaram e tiveram altas expressivas”, diz Rodrigo Moliterno, head de Renda Variável da Veedha Investimentos. A um olhar mais atento, um dos únicos setores que permaneceram positivos na semana foi o de papel e celulose, com Klabin e Suzano encerrando em alta de respectivamente 4,40% e 3,71%. As empresas surfam no real desvalorizado, favorável às exportações, e à alta demanda da China por papel para embalar com um material sustentável as crescentes encomendas que chegam ao país. As Lojas Americanas, por sua vez, tiveram alta de 1,88% na semana. Entre os setores com maiores baixas semanais, estão a Getnet, com queda de 26,68%, o banco Inter, com desvalorização de 21,39%, e a Méliuz, com perdas de 21,01%.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf