Guedes levanta suspeitas ao não responder perguntas sobre offshore

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Nove dias após o Pandora Papers, colaboração jornalística coordenada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e da qual o Metrópoles faz parte, revelar que o ministro da Economia, Paulo Guedes mantém uma empresa offshore num paraíso fiscal, as Ilhas Virgens Britânicas, o caso segue com perguntas sem respostas. Guedes pode ter lucrado pelo menos R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu mandato à frente da pasta.

O Ministério da Economia e a defesa de Paulo Guedes não responderam aos seguintes questionamentos enviados pela coluna na última sexta-feira (8/10):

– O ministro alega que deixou a direção da offshore em dezembro de 2018, mas ainda é beneficiário final da empresa?
– Se o ministro saiu da direção da companhia, por que não informou isso no início do mês, quando foi procurado pelo consórcio de jornalistas para dar seu posicionamento sobre a apuração?
– O governo das Ilhas Britânicas confirma que Guedes saiu da direção da offshore?
– Por que o documento alegando que Guedes deixou a direção da offshore não foi registrado na Junta Comercial das Ilhas Virgens Britânicas?
– O ministro deixou de ser acionista da offshore?

A PGR abriu uma apuração preliminar sobre o caso revelado pela reportagem, que também inclui o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O passo seguinte, caso a investigação vá adiante e considere que há indícios contra o ministro, será a PGR pedir um inquérito junto ao STF.

Por outro lado, no Supremo, o ministro Dias Toffoli arquivou duas ações que pediam que o tribunal investigasse offshores de Guedes e Campos Neto. Toffoli considerou que esses pedidos de investigação teriam de ser feitos diretamente à PGR.

No Legislativo, o ministro da Economia também foi cobrado. Guedes terá de prestar esclarecimentos na Câmara em três ocasiões: uma ao plenário e duas a comissões. No Senado, foi convidado a se explicar.

A defesa de Paulo Guedes afirma que o arquivamento determinado por Toffoli é “mais uma demonstração inequívoca de que não há ilegalidade em manter um veículo de investimento no exterior, declarado à Receita e demais órgãos competentes”, e que o ministro “jamais se beneficiou, de qualquer forma, do cargo que ocupa”. O ministro negou qualquer irregularidade.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf