Indicação para o STF pode ficar para novembro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andre Coelho/Bloomberg – 16/7/2019

Mesmo diante da pressão de parte de senadores para que André Mendonça, ex-advogado-geral da União, seja sabatinado no Senado neste mês, o governo recebeu a sinalização de que o processo só ocorrerá em novembro. Até lá, com o encerramento da CPI da Covid e a consequente diminuição na temperatura política na Casa, governistas esperam que Mendonça seja aprovado para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) com mais tranquilidade.

Alguns senadores resistentes à aprovação do nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro já começaram a rever o posicionamento. Há acordos em curso que envolvem a execução de emendas. O tema, no entanto, ainda inspira preocupação entre os governistas.

Na semana passada, emissários da base aliada do governo conversaram com o presidente do STF, Luiz Fux.

No encontro, os interlocutores pontuaram que o Senado tem o seu próprio tempo para amadurecer possíveis pontos divergentes e que as prerrogativas deveriam ser sempre respeitadas.

Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 13 de julho para o lugar deixado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou ao completar 75 anos.

O encontro com Fux ocorreu após o STF ter sido acionado novamente pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) para determinar que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marque a data da sabatina.

Os parlamentares alegam que, ao se manifestar no processo, Alcolumbre não apresentou “uma única justificativa objetiva, concreta e republicana capaz de corroborar sua implacável inércia na designação da audiência”.

Os senadores destacam que a ausência na Corte faz com que “temas de alta complexidade e com considerável divergência entre os ministros deixem de ser pautados para julgamento, com o fito de evitar a possibilidade de empate”.

Na quinta-feira, o presidente da CCJ disse, em manifestação ao STF, que a lentidão para marcar a arguição não era “anormal” e que poderia ser atribuída às “turbulências políticas”.

“A votação de indicação de ministro para o STF merece ser precedida de um tempo de amadurecimento político que permita a galvanização das opiniões dos membros do Senado, em especial diante do cenário de turbulência política”, destacou Alcolumbre.

Uma ala expressiva do governo entende que Bolsonaro cometeu um grande erro ao não articular com antecedência a indicação. O nome de André Mendonça foi apontado pelo presidente logo após o anúncio da aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

O atropelo na articulação política com o Senado foi tão evidente que o governo chegou de fato a cogitar, após aumento da pressão na Casa, em retirar o nome de Mendonça.

Uma fonte governista ouvida pelo Valor avalia que a recondução tranquila de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República, aprovada em agosto pelo Senado, significa um recado explícito a Bolsonaro de que “aquilo que é combinado nunca sai caro”.

Aras contou com 55 votos a favor e apenas 10 contrários. Houve uma abstenção. Os ataques de Bolsonaro a membros do Supremo Tribunal Federal e o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes geraram grandes desconfortos e ajudaram a manter Mendonça em banho-maria.

O ápice da tensão ocorreu após os discursos de Bolsonaro no feriado de 7 de Setembro, em São Paulo e Brasília. Nos bastidores, muitos senadores oposicionistas mudaram a tática e pressionaram Alcolumbre para pautar a sabatina logo em seguida. Desta maneira, com o clima bastante adverso, aumentaria a chance de a indicação ser reprovada.

O presidente da CCJ segurou a pauta. Após nota de Bolsonaro, com recuo no discurso de enfrentamento feito no 7 de Setembro, o canal para se chegar a um consenso foi reativado.

Após muitas idas e vindas, só agora o governo começa a nutrir um sentimento mais otimista em relação à votação.

Nos bastidores, governistas dizem esperar que, se Bolsonaro mantiver o tom mais ameno, a sabatina finalmente será pautada.

A indicação feita pelo presidente ocorreu cinco dias antes do início do recesso parlamentar. Historicamente, o período entre a indicação e a realização da sabatina dura pouco mais de uma semana. Já se vão quase três meses.

Bolsonaro chegou a cobrar Alcolumbre publicamente para que ele definisse a data.

Para que Mendonça seja aprovado, é preciso ter apenas a maioria simples na CCJ. E a indicação é submetida na sequência ao plenário do Senado. São necessários 41 votos de um total de 81 senadores. Nos dois casos, a votação é secreta.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf