Janela para viabilizar terceira via está fechando

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Veja

O desejo de parte substancial dos empresários e agentes do mercado financeiro de que surja um candidato da direita liberal para enfrentar Bolsonaro e Lula tem contaminado as avaliações das pesquisas. Algumas verdades inconvenientes:

→ Não está escrito em lugar algum que se Bolsonaro cair para menos de 20% das intenções de voto o seu apoio irá derreter de forma rápida e que os ex-bolsonaristas irão correndo apoiar um candidato liberal para derrotar Lula.

→ Se a popularidade de Bolsonaro realmente derreter, é provável que essa queda seja decorrência da alta da inflação, falta de emprego e instabilidade da economia. A candidatura Lula, pelo menos hoje, tem muito mais possibilidade de capturar esses eleitores com a memória de 2010 do que um candidato da direita liberal que nunca foi presidente.

→ Lula tem em torno de 45% das intenções de voto, o maior índice que já teve um ano antes da eleição. A partir disso, alguns quilos de papel foram publicados afirmando que Lula “bateu no teto” sem qualquer base a não ser o desejo dos analistas. Aliás, 45% hoje é maioria absoluta dos votos.

→ Hoje Lula está mais perto de vencer no primeiro turno do que enfrentar outro adversário que não Bolsonaro num eventual segundo turno.

→ A porcentagem dos eleitores que se dizem insatisfeitos com as opções Lula e Bolsonaro variam entre 15% (na pesquisa DataPoder) e 29% (Quaest), mas ambas incluem os eleitores de Ciro Gomes que guardam pouca ou nenhuma similaridade com os eleitores de João Doria ou Eduardo Leite. Isso sem contar os que vão votar nulo ou branco. A largada desse candidato da direita liberal, portanto, está mais na casa dos 10%. Não existe um clamor nas ruas por Doria, Leite, Rodrigo Pacheco, Simone Tebet ou qualquer outra novidade.

→ Quando o PSDB fizer suas prévias no final de novembro, o escolhido terá enorme visibilidade da mídia e, certamente, vai crescer nas pesquisas. Mas logo depois vem Natal, férias escolares e Carnaval, e ninguém vai prestar atenção no que ele tem a dizer. A direita liberal tinha que ter acertado o seu candidato em junho. Agora vai largar atrás.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf