Justiça do AM amplia censura contra O Globo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Kelly/Reuters

A Justiça do Amazonas ampliou a censura imposta ao jornal O Globo, proibindo a publicação de qualquer texto sobre as suspeitas de fraude em ensaio clínico da proxalutamida (substância sem eficácia comprovada para tratamento da Covid-19) patrocinado pela rede de hospitais Samel.

O juiz Manuel Amaro de Lima, da 3ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus, aplicou ainda multa ao jornal e determinou a publicação de direito de resposta em favor da empresa.

A nova decisão foi proferida no último dia 15. O juiz determinou a retirada do ar de sete reportagens, publicadas no blog da jornalista Malu Gaspar, e proibiu a veiculação de qualquer texto que vincule a rede Samel com “quaisquer fatos atinentes à medicação proxalutamida e/ou denominação Nova Cloroquina”.

Lima escreveu que o jornal cometeu “excessos no tocante à liberdade de imprensa”.

O magistrado já havia determinado em agosto a retirada do ar de três textos do blog a pedido da rede de hospitais.

Na ocasião, a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) criticou a decisão judicial.

“A ABI se solidariza com Malu Gaspar e com o Grupo Globo, e tem certeza que mais este ato censório será derrubado por instâncias superiores da Justiça”, afirmou a associação em nota assinada pelo seu presidente, Paulo Jeronimo.

“A Constituição Federal, em seu artigo V, inciso IX é taxativa: ‘É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença’. Decisões recorrentes do Supremo Tribunal Federal têm reafirmado a inconstitucionalidade de decisões, quase sempre de juízes de 1º grau, de censura a matérias jornalísticas”, disse a ABI na nota.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) considera que a denúncia de 200 mortes de voluntários de pesquisa clínica com a proxalutamida feita no Amazonas (Brasil), se confirmada, representará uma violação aos direitos humanos e uma das infrações éticas mais graves e sérias da história da América Latina. Pede ainda investigação profunda sobre o caso.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já defendeu o uso da substância no combate à infecção pelo coronavírus, mas o medicamento não teve eficácia comprovada contra a Covid-19. O uso da substância em pesquisas científicas também foi vetado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no início do mês passado.

O estudo clínico no Amazonas foi realizado, segundo a Conep, sob a liderança do endocrinologista Flávio Cadegiani e patrocinado pela rede de hospitais privada Samel.

Nesta segunda (11), Cadegiani divulgou uma nota no seu perfil no Twitter afirmando que “a Unesco foi induzida a erro por declarações tendenciosas, por informações inverídicas e distorcidas fornecidas pela Conep, decorrentes de vazamentos ilegais, as quais são objeto de investigações pelos órgãos de controle e pela Justiça Federal.”

“O estudo científico obedeceu a todos os mais rígidos princípios éticos, além de atender todas as formalidades exigidas. E quem faz questão de que tudo seja devidamente apurado e esclarecido são os pesquisadores”, afirma o médico.

Segundo Cadegiani, devido às possíveis irregularidades que vem ocorrendo na condução dos procedimentos por parte de membros da Conep e de vazamentos de informações de caráter estritamente sigiloso, foram feitas representações ao Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, à Controladoria Geral da União e à Procuradoria-Geral da República, para as devidas apurações, “visando resguardar os direitos e dignidade dos pesquisadores e dos participantes”.

Ele afirma também que tramita na Justiça Federal Criminal uma interpelação criminal contra as declarações feitas pelo coordenador da Conep, Jorge Venâncio.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf