Nobel de Economia prova que salário mínimo não aumenta inflação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nobel Prize/Divulgação

Um dos vencedores do Prêmio Nobel de Economia deste ano foi o economista David Card, natural do Canadá e professor da Universidade de Califórnia. O motivo pelo prêmio, segundo os organizadores do prêmio, foi por sua contribuição empírica para a economia do trabalho. Card descobriu em suas pesquisas, ainda na década de 90, que o aumento do salário mínimo, por exemplo, “não leva necessariamente a menos empregos”. Pelo contrário, a pesquisa mostrou que um aumento do salário mínimo em Nova Jersey não prejudicou – e pode ter realmente impulsionado – o crescimento do emprego em restaurantes de fast-food que eram o foco de seu estudo.

David Card também fez contribuições fundamentais para pesquisas sobre imigração, que mostra que o impacto econômico de novos imigrantes é mínimo. Em uma entrevista ao New York Times, Card disse: “Sinceramente, acho que os argumentos econômicos (contra a imigração) são de segunda ordem. Eles são quase irrelevantes. ” Outra descoberta de suas pesquisas mostra que poucos dos imigrantes que vão para os Estados Unidos sem concluir o ensino médio têm probabilidade de ter rendimentos médios iguais aos dos residentes nativos. Mesmo assim, os filhos dos imigrantes nascidos nos EUA acabam ganhando o suficiente para compensar a falta de poder aquisitivo de seus pais.

Card divide o prêmio deste ano com Joshua D. Angrist, professor de economia da Ford no Massachusetts Institute of Technology, e Guido W. Imbens Angrist, professor de economia na Stanford Graduate School of Business. “A pesquisa dos vencedores ajudou a encontrar a causa e o efeito por trás de certas grandes questões sociais”, disse o comitê. Angrist e Imbens mostraram que conclusões sobre causa e efeito podem ser tiradas de experimentos naturais. “A estrutura desenvolvida por eles tem sido amplamente adotada por pesquisadores que trabalham com dados observacionais”, diz o Comitê.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf