Pesquisas com Lula ‘fraco’ são inconfiáveis

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Entre quarta (27/10) e quinta-feira (28/10), duas pesquisas mostraram cenários semelhantes, em que Bolsonaro fica muito mais próximo de Lula. Ambas são inconfiáveis e SUSPEITAS.

O jornal digital Poder 360 nasceu do blog que o jornalista Fernando Rodrigues tinha no UOL quando trabalhava na Folha de SP. Rodrigues ficou nacionalmente conhecido ao denunciar a compra de votos de deputados para aprovar a emenda constitucional que permitiu a reeleição do então presidente Fernando Henrique Cardoso em 1998.

O Poder 360 criou uma “divisão de estudos estatísticos” e passou a realizar pesquisas eleitorais sob a marca “PoderData”.

Na quarta-feira 27/10 o Poder360 divulgou nova pesquisa, realizada de 25 a 27 de outubro, que diz que Bolsonaro teria diminuído a diferença para Lula e, hoje, perderia para ele por 37% a 52% em um eventual 2º turno. Uma distância de 15 pontos percentuais…

Uma outra pesquisa também mostra proximidade maior entre Lula e Bolsonaro que as pesquisas dos grandes institutos, como Datafolha ou IPEC, que dão vantagem muito maior ao ex-presidente. Trata-se da pesquisa “Futura/Modalmais”, que está na terceira edição.

Essa, já é suspeita – como a outra. O enunciado diz que “No cenário estimulado com os principais candidatos, Lula lidera com 34,7%, não muito distante de Bolsonaro, que tem 32%. Sergio Moro aparece em terceiro lugar, com 11%, confirmando uma tendência apontada por inúmeros analistas de que a chamada terceira via deve crescer pela centro-direita”

O fato é que esses dois institutos fazem pesquisa por telefone. E não são pesquisadores que fazem, são robôs. O PoderData diz que suas pesquisas são realizadas por meio da metodologia IVR (inteligência artificial) e que todas as respostas são coletadas via ligações para telefones fixos e celulares. Já a pesquisa Futura/Modalmais diz que usa “entrevista telefônica assistida por computador”.

Isso não funciona bem. Exclui as pessoas mais humildes que vivem nos grotões ou nas periferias profundas das grandes cidades. Imagine você um cidadão que mal sabe ler e escrever recebendo uma ligação de um computador perguntando em quem vai votar; desliga na hora.

Até que a Folha de SP fizesse a primeira pesquisa presencial durante a pandemia, todas as outras, feitas por telefone, davam Bolsonaro e Lula empatados. Quando sai a pesquisa feita presencialmente, Lula dispara na frente e o resto da história você já sabe.

As duas pesquisas são ligadas aos entusiastas da “terceira via”. São estranhas, divergem de todas as pesquisas dos grandes institutos e não é de hoje. A tal pesquia Modalmais dava Bolsonaro na frente de Lula em agosto e, em setembro, 3 pontos atrás. No mesmo período, pesquisas dos grandes institutos mostravam Lula com grande vantagem.

Por fim, o site do instituto Datafolha explica a diferença entre fazer pesquisas presenciais e por telefone. Diz que “É inviável realizar pesquisas eleitorais telefônicas no Brasil” e dá uma longa explicação.

Essa estratégia de fraudar pesquisas para fazer um candidato fraco bombar já foi usada muito no país. Em 2010, por exemplo, o Blog da Cidadania representou à Procuradoria Geral Eleitoral para denunciar Datafolha e Ibope por tentarem ajudar Serra contra Dilma. E conseguiu que os dois institutos recuassem após a PF abrir investigação.

Como se vê, a eleição de 2022 será longa, bem longa. Prepare o fôlego. Não será uma corrida de cem metros rasos, será uma maratona.

Redação 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf