Possível planeta é encontrado em outra galáxia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Nasa

Astrônomos anunciaram nesta segunda-feira que encontraram evidências de um planeta transitando por uma estrela fora da Via Láctea pela primeira vez. O exoplaneta está localizado na Messier 51 (M51), também conhecida como Galáxia do Rodamoinho, a 28 milhões de anos luz da Terra.

Conforme a Nasa, aproximadamente 5 mil exoplanetas já foram identificados até o momento, mas todos estão localizados na Via Láctea. A nova descoberta foi possível com a utilização do telescópio Chandra X-ray, gerenciado pelo Laboratório de Jato-Propulsão da agência americana.

— Estamos tentando abrir um novo caminho para encontrar outros mundos. Procuramos por candidatos a planetas a partir de comprimentos de onda de raios-X, uma estratégia que torna possível descobri-los em outras galáxias — explicou em comunicado Rosanne Di Stefano, do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard, que liderou a pesquisa publicada na revista científica Nature Astronomy.

A pesquisa é baseada em trânsitos, eventos em que a passagem de um planeta na frente de uma estrela bloqueia parte da luz desta e produz uma inclinação específica. Mais dados são necessários para confirmar a evidência de um exoplaneta extragaláctico, mas cientistas estimam que o mesmo fenômeno no sistema binário denominado M51-ULS-1 só deve ocorrer novamente em 70 anos.

— Infelizmente, para confirmar que estamos vendo um planeta, provavelmente teríamos que esperar décadas por outro trânsito. Por causa das incertezas sobre quanto tempo levaria para ele orbitar, não sabemos exatamente quando poderíamos fazer essa observação — afirmou a coautora do estudo, Nia Imara, da Universidade da Califórnia.

Apesar disso, os pesquisadores estão confiantes de que o escurecimento não foi causado por uma nuvem de gás ou poeira passando na frente da fonte de raios-X, já que as características do evento observado na M51 não são consistentes com a passagem de tal nuvem.

— Sabemos que estamos fazendo uma afirmação empolgante e ousada, então esperamos que outros astrônomos a examinem com muito cuidado. Achamos que temos um argumento forte, e é assim que a ciência funciona — ressaltou a coautora Julia Berndtsson, da Universidade de Princeton.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf